Veja quais os inimigos dos cabelos no verão e proteja suas madeixas

47
Google Imagens

Com a chegada do verão, nada melhor do que ir à praia ou passar a tarde na piscina. Entretanto, apesar de prazerosas, essas duas atividades exigem alguns cuidados com as madeixas para que elas não sofram com as ações do sol, areia, sal, cloro e vento. Veja então como aproveitar a estação sem prejudicar os fios.

1. Sol

Os raios UVB – os mesmos que causam queimadura na pele – destroem as estruturas que dão força ao fio. “Já a radiação UVA oxida os pigmentos tanto do cabelo virgem quanto do tingido, deixando-os opacos e desbotados”, completa o químico Everton de Freitas, em entrevista à revista BOA FORMA.

Solução: Não se esqueça do filtro solar para os cabelos e procure usar cosméticos que forneçam proteção UV.

2. Sal

Ele não só rouba água mas também os lipídeos (a gordura hidratante) do cabelo, deixando-o endurecido, áspero e sem brilho. Outro problema é deixar o cabelo secar após o mergulho sem tomar uma ducha, pois os microcristais do sal grudam nos fios e o atrito entre eles desestrutura as escamas, causando frizz e volume excessivo.

Solução: Depois de cada mergulho, lave o cabelo com água doce e invista em um creme para pentear com filtro UV e silicone.

3. Areia

Ela se fixa nos fios e, com o vento, eles entram em atrito, criando eletricidade e fazendo com que eles se afastem uns dos outros. Resultado: frizz e excesso de volume de novo!

Solução: Assim como o sal, a areia acaba se fixando nos fios, principalmente, com os mergulhos no mar. Por isso, lembre-se mais uma vez de lavar as madeixas com água doce e use creme para pentear com proteção.

4. Cloro

“Junto com o sulfato de cobre, que também é usado para tratar a água da piscina, reage com a queratina do cabelo deixando os fios esverdeados. Além disso, essas substâncias removem a oleosidade natural trazendo ressecamento”, conta Carla Albuquerque também em entrevista à BOA FORMA.

Solução: Alterne o uso do xampu comum com um antirresíduos e invista em um condicionador hidratante.

5. Vento

Associado à umidade, enrosca os fios e cria nós que não só dificultam o desembarace como favorecem a quebra.

Solução: Procure usar pentes com dentes largos depois que o cabelo tiver sido hidratado.

FONTE: M de Mulher