Vacinação contra a gripe terá início neste sábado (5)

94
Imagem Divulgação

Mais de 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade irão funcionar neste sábado (5), das 8 às 17 horas, dia de mobilização nacional contra a gripe. A 14ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que se estende até o próximo dia 25, é destinada a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, gestantes, povos indígenas e trabalhadores da saúde, que prestam assistência a pacientes com infecções respiratórias.

As crianças menores de dois anos que forem receber a vacina pela primeira vez deverão repetir a dose após 30 dias, sendo que o intervalo mínimo entre uma aplicação e outra é de 21 dias. Já aquelas que, em 2011, tomaram apenas uma dose deverão ser imunizadas uma única vez neste ano, porque a composição da vacina é a mesma.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar pelo menos 80% da população desses cinco grupos, o que corresponde a mais de 130 mil pessoas. A relação completa, com endereço e telefone dos postos que estarão funcionando neste sábado (5), pode ser obtida no portal da Prefeitura na internet: www.guarulhos.sp.gov.br. A partir de segunda-feira (7) até o próximo dia 25, as doses podem ser encontradas em todas as UBS de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Grupos de risco

A vacinação desses cinco grupos que ocorre anualmente é fundamental para prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.As complicações da infecção pelo vírus influenza são mais comuns entre os grupos de maior vulnerabilidade, os mesmos que são priorizados todos os anos pela campanha.

Serviço 

  • Data: 5 de maio de 2012
  • Horário:das 8h00 ás 17h00