Tamarindo, a fruta é que uma leguminosa

59
Imagem Divulgação

O tamarindo é chamado de fruta, mas, na verdade, é classificado como leguminosa, pois vem dentro de uma vagem. Curioso, não? E setembro é uma boa época para tirar proveito do tamarindo, época em que pode ser encontrado com maior abundância.

Originário da África, foi parar na Índia e se tornou tão popular que por lá é conhecido por “Tâmara da Índia”. Os árabes o introduziram na Europa e daí, para os portugueses o trazerem para o Brasil, foi fácil!

Com boa quantidade de fibras (que ajudam no funcionamento do intestino), o tamarindo também contém magnésio e cálcio, minerais que contribuem para a saúde dos ossos.

Outro aspecto desta “fruta” interessante é que é doce e ácida ao mesmo tempo. E a melhor maneira de degustar o tamarindo é cozinhando sua polpa.

Escolha as frutas com casca inteira – prefira as mais pesadas e evite comprar frutas verdes, cujas cascas não são quebradiças.

Abra a vagem, retire a polpa e ponha em uma panela. Cubra com água fria e leve ao fogo baixo. Cozinhe, mexendo de vez em quando até a polpa ficar bem macia. Se necessário, adicione mais água.

Passe por uma peneira grossa e deixe esfriar. Guarde em um vidro fechado na geladeira e use para fazer sucos (é só diluir em água e adoçar a gosto, se necessário).

Ideias de boas combinações são: vitamina com laranja, mamão e ameixa (um estímulo e tanto para seu intestino), combinando iogurte com mel ou, ainda, para fazer uma compota salgada como um chutney indiano com pimenta.

Variar suas compras é o primeiro passo para diversificar sua dieta e garantir sua saúde! Mãos à obra!

Via: M de Mulher