Início da 10ª Semana Municipal de Amamentação

199
Foto: Silvio Siqueira/PMG

Os 700 lugares do Teatro Adamastor  (Macedo) foram insuficientes para acomodar todas as pessoas que participaram da abertura da 10ª Semana Municipal de Amamentação, na manhã desta segunda-feira, dia 2. A cidade, que comemora a data com expressiva queda na taxa de mortalidade infantil (de 13,62 óbitos para cada mil bebês nascidos vivos, em 2008, para 10,79 mortes por mil em 2009), deverá ganhar até o próximo ano uma nova sede para o Banco de Leite Humano (BLH). (Continue lendo)

Semana

Com o tema “10 Passos para a Saúde da Criança” e o slogan: “Quer o seu filho mais saudável? Dê o primeiro passo para essa grande conquista … amamente o seu bebê”, a Semana prossegue com a coleta de recipientes de vidro para o Banco de Leite Humano.

Serão aceitos frascos de vidro com tampa plástica de 120, 250 e 500 ml, iguais aos de maionese. Para doar, a população pode procurar qualquer unidade de saúde, igrejas católicas, pastorais da Saúde e da Criança, além da Universidade Guarulhos, Centro Universitário Metropolitano (antiga FIG), Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade e Casa da Mulher.

Nas escolas da rede municipal de ensino, que também funcionarão como postos de

coleta, o tema será trabalhado em sala de aula. Cada escola elegerá um trabalho por sala para o concurso promovido pela Secretaria de Saúde, cuja premiação deverá ocorrer no final de novembro próximo, no Teatro Adamastor.

Na sexta-feira (6) acontece às 15h30 o Chá de Confraternização para as mães doadoras de leite, evento que será precedido pelas palestras: “A importância da Amamentação na Saúde Bucal”, com Virginia Adelaide dos Santos Frassei, Cirurgiã  Dentista Odontopediatra da UBS Vila Barros, às 14 horas; e “Amamentação X Audição” O que você precisa saber – dra. Tais Aparecida de Godoi Escarpelini – Fonoaudióloga Especialista em Disfagia Neurogênica Infantil, da Maternidade JJM, às 14h45.

O encerramento da Semana Municipal de Amamentação acontece no próximo dia 14, com a pesquisa sobre práticas alimentares no primeiro ano de vida. Promovido em parceria com o Instituto de Saúde, o levantamento junto aos pais das crianças será realizado na segunda fase da Campanha Nacional de Multivacinação.

FONTE: PMG