Guarulhos é referência em terapias e práticas naturais para prevenir doenças

64
Fonte: Silvio Siqueira/PMG

“A prevenção de doenças por meio de práticas complementares como, por exemplo, a massoterapia e a música aplicada, coloca Guarulhos como uma das referências no país neste assunto”, disse a coordenadora Nacional das Práticas Integrativas do Ministério da Saúde, Carmem de Simoni, na abertura do 2º Simpósio de Terapias Naturais de Guarulhos, sexta-feira (27),  no Centro de Educação Ambiental (CEA) Bosque Maia. O evento, organizado pela Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, tem como tema Seja um gestor de sua saúde e tenha mais qualidade de vida.

Segundo Simoni, é um desafio no país ter uma política nacional que amplie acesso a práticas privadas. “Manter o sistema Único de Saúde custa caro. Contudo, o governo federal mudou esse paradigma, incluíndo no SUS, de forma gratuita, a massoterapia, dentre outras atividades complementares. É fundamental permitir o acesso a essas políticas”, concluiu.

O show da cantora Monica Albuquerque antecedeu a solenidade, que contou com as presenças de diversas autoridades do poder público e sociedade civil, entre elas Lourdes Almeida, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade; Genilda Bernardes, coordenadora do Fundo Social e a coordenadora Nacional das Práticas Integrativas do Ministério da Saúde, Carmem de Simoni.

Na oportunidade, Lourdes Almeida destacou a importância da atividade. “Nós estamos promovendo a prevenção à saúde por meio das terapias naturais, porque são técnicas milenares transmitidas de geração a geração, e que dão certo. Em muitas partes do mundo são aceitas sem reservas. E o nosso município é um desses lugares”, afirmou.

Já Genilda Bernardes revelou que no próximo ano será inaugurado um Centro de Referência de Práticas Integrativas, que contará com ações do Fundo Social e das Secretárias de Saúde, Meio Ambiente e Esportes. “Nós vamos ampliar essas políticas para prevenir, tratar doenças e principalmente dar mais qualidade de vida para a sociedade guarulhense”, disse.

Os visitantes tiveram à disposição durante todo o dia, automassagem, aulas gratuitas de tai chi chuan e yoga, além de palestras.

FONTE: PMG