Que tal escolher o balé como atividade física?

98
Imagem Divulgação

Você sabia que o balé pode ser considerado um esporte? E qual seria o esporte mais completo que existe? Muitos estudos apontam a natação. No entanto um trabalho realizado pelo professor fisioterapeuta Tim Watson, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, conclui que o balé clássico apresenta melhor resultado em sete de dez quesitos de condicionamento físico.

No estudo que comparava os alunos do balé clássico com os atletas da natação olímpica, o desempenho dos bailarinos foi melhor nos quesitos salto à distância, salto em altura, porcentagem de gordura corporal e equilíbrio psicológico. Os nadadores ficaram à frente nos aspectos resistência, força nos músculos anteriores e posteriores das coxas e índice de massa corporal.

No entanto, o objetivo final não foi a comparação entre as modalidade, mas sim a comprovação de que o balé pode ser considerado uma grande atividade física. O balé pode proporcionar um maior condicionamento, equilíbrio corporal entre outros benefícios, como desenvolver a coordenação motora, favorecer o alinhamento da postura e aumentar a força muscular. Muitas famosas aderiram ao balé com esse intuito de esculpir o corpo. Só é preciso tomar cuidado com os riscos, como as lesões nos joelhos, nos pés e a sobrecarga nos tendões do tornozelo.

Quem se interessar na prática como forma deexercício deve ficar atenta, não esperar resultados rápidos, respeitar o ritmo do corpo e cuidar dos pés,ainda alongar os dedos e perceber os sinais de dor que podem ocorrer com as aulas. Mas o balé é considerado uma ótima modalidade, pois além de ser atribuída a uma forma de dança intensa, ela é muito ligada à estética e à qualidade, o que promove uma sensação de bem estar, relaxamento e satisfação para as mulheres que procuram associar um exercício físico à música, beleza e arte.

Via: Vila Mulher