Merengue, o doce leve de claras que permite sobremesas variadas

85

 

receita-suspiro-com-morango-e-calda
Imagem Divulgação

via: m de mulher 

Com versões diferentes ao redor do mundo, o doce de clara de ovo permite receitas variadas e combina bem com frutas. Confira truques na hora de prepará-lo!

Merengue é o par pefeito de frutas azedinhas como o morango
Foto: Codo Meletti

Conhecida também como suspiro, a receita foi inventada por um suíço, o pasteleiro Gasparini, no início do século 18 e acabou ganhando uma versão francesa e outra italiana. Veja as três maneiras de preparar o clássico merengue:

• A receita italiana leva claras batidas em picos moles, às quais se acrescentam calda de açúcar e água para ficar com textura bem macia. É boa para sobremesas, cobertura de bolos e suspiro assado. Apenas tome cuidado para que a calda não passe do ponto. Se isso acontecer, ela não se dissolverá ao ser batida com as claras. O marshmallow é bem parecido com essa receita, mas leva também glicose de milho.

• Já na versão francesa, batem-se as claras até obter picos moles e juntam-se açúcar, vinagre (que deixa o merengue um pouco mais seco por dentro) e maisena, para dar mais consistência. É ótimo para suspirinho assado e base de tortas. O açúcar deve ser acrescentado aos poucos para que a mistura cresça. Para saber se o açúcar já dissolveu enquanto é batido com as claras, pegue um pouco do merengue entre os dedos e sinta se está bem macio.

• No merengue suíço, as claras são levadas ao fogo, em banho-maria, com o açúcar. Depois, a mistura é batida na batedeira até esfriar, formar picos firmes e ficar com consistência cremosa e lisa, ideal para cobertura de bolos e tortas.

Truques básicos

•É mais fácil separar a clara da gema dos ovos gelados. Não deixe respingos de gema nas claras e mantenha-as em temperatura ambiente por 30 minutos antes de batê-las.

•Para bater as claras, dê preferência às tigelas de cobre, vidro ou louça; as de plástico ficam oleosas depois de algum tempo de uso – a gordura não deixa as claras crescerem.

•Para que o merengue de uma torta não encolha no forno, espalhe-o sobre o recheio quente, vedando bem as bordas.

Confira receitas tentadores com merengue e suspiro:

Merengue trufado
Merengue trufado
Musse de merengue
Musse de merengue
Cupcake de banana com merengue
Cupcake de banana com merengue
Merengue moka com pecã
Merengue moka com pecã
Merengue de pêssego
Merengue de pêssego
Merengue de maça
Merengue de maça
Merengue com manga e coco
Merengue com manga e coco
Receita de merengue clássico
Receita de merengue clássico