Conheça mais sobre o Pilates e aplique o método em sua vida

49
Pilates com Bola
Google Imagens

Método Pilates

O método Pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates, nascido na Alemanha em 1880.

Por ter sido uma criança doente, que sofria de asma, raquitismo e febre reumática, Joseph dedicou-se durante toda a sua vida à tarefa de tornar-se fisicamente forte.

Este método foi desenvolvido pela necessidade de ajudar pacientes de guerra a recuperar a força e a resistência dos músculos através do conhecimento de anatomia e fisiologia.

A idéia que se tem à primeira vista é de algo estranho com pessoas se contorcendo em aparelhos lembrando camas hospitalares e fisioterápicas.

Objetivo

Os exercícios estimulam o sistema circulatório oxigenando o sangue, fortalecem o sistema imunológico, auxiliam a drenagem linfática e liberam endorfinas que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Também tem como objetivo melhorar a flexibilidade da coluna, melhorando a postura e promovendo um melhor alinhamento corporal e melhor resistência pulmonar e cardíaca.

O programa combina métodos através da calma, concentração, respiração, harmonia entre corpo e mente, a diminuição do estresse e tensão e a percepção de si mesmo como um todo, enfatizando também o tônus muscular, a força e a flexibilidade.

Os exercícios realizados através do método de Pilates são diferenciados pelo fato de não usar pesos adicionais, sendo empregada somente a própria força e dando especial atenção para o trabalho de postura e de respiração para que seja realizado corretamente. É uma atividade que tem como objetivo a consciência corporal através de um sistema completo de exercícios sistematizados baseado na estabilidade onde o ponto de atenção primária é o assoalho pélvico e os músculos abdominais, estes chamados de Powerhouse, também conhecido como centro de força ou CORE.

Pilates sem Bola
Google Imagens

Os exercícios são apresentados de forma bem simples, evitando as séries com infinitas repetições. Esse é o aspecto singular do Pilates: as repetições maçantes não existem. Os movimentos são contínuos e o grau de dificuldade é gradativo. Todos esses exercícios requerem muita precisão e concentração. Por isso, exercitam a capacidade de concentração e relaxamento.

Em um trecho de seu livro RETURN TO LIFE THROUGHT CONTROLOGY, Pilates fala sobre seu método: “A contrologia começa com o controle da mente sobre os músculos. Respeitando milhares e milhares de células cerebrais, ativando assim novas áreas e estimulando o posicionamento da mente”.

Através da CONTROLOGIA, Joseph Pilates criou seis princípios básicos a serem considerados não só durante a execução dos exercícios, mas também no dia-a-dia, são eles:

Concentração: Durante a execução dos exercícios, devemos estar concentrados ao centro de força, mantendo a eficiência de movimento através da organização nos movimentos.

Controle: O controle é fundamental para a eficácia e segurança do treinamento físico. Alinhamento de movimento da pélvis, tórax, cabeça e extremidades.

O Centro: Pilates concluiu que o corpo tem um centro físico onde se originam todos os movimentos. Ele o chamou de POWERHOUSE (Centro de Força). O abdômen, a parte de baixo das costas e as nádegas compõem este Centro de Força.

O Movimento: Fluidez, harmonia e beleza: Esta tríade define o que devemos buscar ao executar os movimentos durante o exercício.

Precisão: O Controle está diretamente ligado à precisão.

Respiração: Organização do tronco com a inspiração e a expiração

Pilates
Google Imagens

Os movimentos são geralmente, realizados para cada seguimento muscular e estão divididos em exercícios de solo, sobre um colchonete para os iniciantes e, nos aparelhos específicos como Cadillac, Reformer, Pedi Pole e Chair, voltados para os alunos mais avançados em sessões individuais.

A união dos exercícios do Pilates com a bola faz com que essa aula possa ser praticada por pessoas de diferentes níveis de condicionamento, que se recuperam de lesões ou estão em plena forma. Trazem benefícios posturais, uma notável melhora no equilíbrio e coordenação, maior resistência ao exercício por ser uma superfície instável, além da satisfação e diversão proporcionadas pela prática.

Desafiante, Forte, Eficiente e Apaixonante. São minhas definições para este grandioso conceito de saúde e felicidade. “a preparação física é requisito básico para a felicidade”. Joseph Pilates

Existe alguma contra indicação?

Este método de condicionamento corporal promove harmonia e balanço muscular em todas as idades, sem contra-indicações, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios.

De acordo com PILATES, após as primeiras dez sessões utilizando-se o método da contrologia, o aluno sente mudança no corpo. Após 20 aulas, as mudanças são visíveis e após 30 aulas, os outros percebem as mudanças.

O Pilates hoje é conhecido como longevidade cerebral e física, e é à base dos trabalhos integrativos que buscam a harmonia da trilogia corpo-mente-espírito. Deve sempre ser aplicado por educadores físicos ou fisioterapeutas através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.

Fica a Dica por Drª Keni Rodrigues – Fisioterapeuta e Técnica em Estética KR Studioskeni.rodrigues@krstudios.com.br