Confira as novidades da 23ª Semana de Saúde Bucal

73
23ª Semana de Saúde Bucal traz novidades

Em homenagem ao Dia do Cirurgião Dentista, comemorado nesta terça-feira (25), a Secretaria de Saúde realiza até sábado (29) a 23ª Semana de Saúde Bucal de Guarulhos. A programação inclui ciclo de palestras, ação social e inaugura oficialmente o novo serviço de monitoramento da cavidade oral das crianças internadas na UTI pediátrica do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), procedimento que já é executado com os pacientes das enfermarias.

O objetivo é evitar a infecção secundária causada por problemas de gengiva e pelo acúmulo de bactérias na boca, fatores que podem agravar o estado clínico dos pacientes e até levar à morte. “É muito comum a ocorrência de pneumonia por conta de uma saúde bucal deficiente”, explica a cirurgiã dentista Silvia Ferreira de Souza, coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura.

O serviço consiste na disponibilização de escova, creme e fio dental para as crianças internadas e seus acompanhantes. Eles são orientados por uma cirurgiã dentista sobre como higienizar corretamente a boca e sobre a importância desse cuidado para a saúde geral do corpo. Nos pacientes da UTI, é a própria profissional que realiza a intervenção.

Programação

Dentro das atividades da Semana acontece nesta terça-feira (25), das 9 às 16 horas, uma ação social no Bosque Maia, para a prevenção do câncer de boca. No local os profissionais de odontologia da rede municipal de Saúde e também da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD) irão examinar a população e encaminhar os casos suspeitos para diagnóstico e tratamento.

Também estão previstas ações comunitárias no próximo sábado (28), com a oferta tratamento odontológico preventivo gratuito para cerca de 70 crianças pré-agendadas do ensino municipal. A iniciativa integra o Programa Cárie Zero da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas – Regional Guarulhos, e será realizada das 8 às 12 horas, na sede da APCD.

A 23ª Semana de Saúde Bucal ainda trará para a cidade o mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp, José Carlos Petrossi Imparato, que integrou a comissão de elaboração do caderno norteador das ações de Saúde Bucal do SUS. O especialista é um dos convidados para o ciclo de palestras que acontece nos dias 26 e 27, das 8 às 17 horas, na Faculdade de Ciências de Guarulhos (Facig).

A Facig fica na avenida Guarulhos nº 1.844, na Vila Augusta, e confira aqui a programação (clique no link) completa das palestras, com temas e horários.

Fonte: Prefeitura