Confira algumas dicas para uma pele mais hidratada no inverno

61
Cuidados com a pele
Google Imagens

A pele no inverno requer ainda mais cuidados. Com o frio, a baixa umidade e a diminuição da transpiração, a pele diminui a elasticidade, fica ressecada e o aparecimento de alergias é mais comum. As linhas de expressão e rugas também costumam ficar mais visíveis. Além de exposta ao vento e ao tempo frio e mais seco, a pele do rosto e do corpo sofre com a nossa mania, por exemplo, de tomar banhos quentes e demorados nesta época do ano.

Resultado: mãos, pés, joelhos e cotovelos ganham uma textura áspera; o ressecamento intenso pode descamar a pele do rosto e em casos mais graves, surgem irritações. A solução para escapar de todo o drama é a hidratação correta.

Peles secas podem redobrar os cuidados e abusar de cremes hidratantes (como os que levam uréia na fórmula).

Peles oleosas e mistas devem procurar sabonetes e hidratantes específicos para o seu tipo de pele, com ingredientes que visam mais a nutrição.

tonificação deve ser mantida, mas esfoliações podem ser feitas com um intervalo maior entre as aplicações.

Nessa estação, é importante tomar cuidado para garantir a proteção dermatológica e passar os meses de frio com a pele macia e saudável. Para evitar esses problemas, é indispensável manter a pele hidratada.

Para que sua pele não fique ressecada demais, aqui estão algumas dicas:

  • Passe um creme hidratante adequado ao seu tipo de pele quando ela estiver ainda úmida, isso aumenta a absorção. Você pode estender esse cuidado ao resto do corpo.  Lembre-se que a hidratação deve ser diária!
  • Google Imagens
  • Um dos erros mais comuns nessa época é dispensar o uso de filtro solar. Dias nublados não garantem proteção.  As mãos e os lábios também devem ser protegidos. Use protetores específicos para essas áreas com ação dupla (hidratante e filtro solar).
  • Tenha um cuidado especial com sabonetes, preferindo aqueles à base de glicerina e óleos lubrificantes.
  • Usar um hidratante à base de uréia e silicone, pelo menos nas pernas e braços logo após o banho, resolve grande parte do problema de ressecamento no inverno.
  • Para os homens, que muitas vezes não gostam de passar cremes, há a alternativa de usar óleo de banho no corpo, antes de entrar no chuveiro, e, então, tomar banho normalmente: dessa maneira um pouco deste óleo permanecerá evitando o ressecamento.
  • Ao hidratar o corpo, evite passar o creme entre os dedos dos pés. A umidade dos calçados fechados favorece o aparecimento de micoses.
  • Outros cuidados também são bem vindos, especialmente se você tem a pele seca: Evite buchas vegetais, prefira os sabonetes neutros e evite roupas sintéticas.
  • Não tome banhos muito quentes e nem muito demorados, eles ressecam a pele.
  • Cuide também de seus lábios. Procure produtos que possuam vitamina E, ceramidas, ácido hialurônico, ômega 3 e ômega 6. A manteiga de cacau protege, mas não é um bom hidratante.
  • É importante destacar que a hidratação é feita de dentro para fora. Portanto, beba pelo menos 02 litros de água diariamente, mesmo se não tiver sede.


Fica a Dica por Drª Keni Rodrigues – Fisioterapeuta e Técnica em Estética
KR Studioskeni.rodrigues@krstudios.com.br