Confira algumas dicas para uma boa digestão

108
Google Imagens

A pressa e a correria diária faz com que muitas pessoas almocem ou jantem de maneira apressada, sem prestar atenção às refeições e até mesmo realizando várias ações enquanto comem. Porém, já está mais do que comprovado que esse comportamento é prejudicial à saúde: o momento da refeição deve ser calmo e a pessoa precisa se concentrar apenas em comer, mastigar calmamente e saborear os alimentos.

Afinal, o importante processo de digestão começa assim que o garfo é levado à boca.

Geralmente, quando se fala sobre a digestão dos alimentos, as pessoas logo se lembram dos processos que acontecem em órgãos como estômago, fígado e intestino. Porém, poucas percebem que a digestão começa na boca.

O processo digestivo é extremamente importante, já que a maioria dos nutrientes dos alimentos encontra-se na forma de moléculas grandes que o intestino não é capaz de absorver. Por conta disso, todas as etapas da digestão são muito importantes.

E é exatamente por isso que devemos dar atenção especial a dois processos que ocorrem na boca: a mastigação e a umidificação dos alimentos pela saliva.

Mastigação

Quando mastigamos os alimentos, estamos triturando-os com nossos dentes e transformando tudo em pequeninos fragmentos. Isso faz com que aumentemos a superfície dos alimentos que terão contato com os sucos digestivos.

Este é um processo semelhante ao que ocorre quando queremos cozinhar um alimento mais rapidamente: costumamos picá-lo em partes menores, pois assim o calor atingirá mais rapidamente o centro do alimento.

Umidificação

Já a umidificação destes fragmentos de alimentos pela saliva, outra função digestiva que ocorre na boca, permite que esses pedacinhos de comida fiquem unidos, formando uma massa mais fácil de transitar pelo aparelho digestivo.

Desta maneira, será mais fácil para os alimentos passarem pelo esôfago e chegarem ao estômago. Além disso, a saliva contém uma enzima que ajuda no processo de digestão do amido contido nos alimentos.

Comendo rápido, comendo mal

Por conta da pressa, é bastante comum as pessoas engolirem a comida sem mastigá-la direito e, consequentemente, sem umedecê-la adequadamente.

Para piorar, frequentemente utiliza-se algum líquido para ajudar a “empurrar” a comida em pedaços.

Resultado de todos esses erros: sensação de estômago pesado e muito mal-estar. Isso porque o estômago estará trabalhando dobrado para conseguir digerir os alimentos ingeridos e a absorção dos nutrientes também ficará prejudicada.

Para evitar esses e outros males, é fundamental transformar a refeição em momentos de tranquilidade: pare, sinta o cheiro da comida, mastigue com calma e perceba o sabor de tudo que vai ao seu prato. Seu corpo agradecerá!

Fonte: JeJ