Comemore o dia dos avós com exercícios!

106
Esporte melhor idade
Google Imagens

Em comemoração ao dia dos Avós 26 de julho.

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó e dizer o quanto você os ama.

Idosos têm um envelhecimento fisiológico natural que é uma redução progressiva das funções, mesmo que em muitos casos não haja comprometimento das necessidades básicas. Isso é chamado de Senescência.

A qualidade de vida na terceira idade tem sido motivo de amplas discussões em todo o mundo, pois existe atualmente uma grande preocupação em preservar a saúde e o bem-estar global dessa parcela da população para que tenham um envelhecer com dignidade.

Para os mais velhos, a vida pode parecer um beco sem saída. Muitas vezes viúvos e com os filhos casados, a solidão se transforma na única companheira. Não tarda para que a depressão bata à porta. Criar uma simples rotina de exercícios próprios para a terceira idade pode distrair, ocupar o tempo ocioso e aumentar a força e a disposição.

A prática de exercícios como hidroginástica, caminhadas, alongamento e musculação mantêm a qualidade dos músculos e nervos e, em conseqüência, preserva as demais funções do cotidiano. Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos.

Exercícios regulares, realizados periodicamente e bem orientados, nos ajudam a manter uma boa qualidade de vida, diminuindo a chance de morte por problemas cardiovasculares e por outras patologias, também. Ajudam-nos a manter a auto-estima e o bem-estar físico e mental, garantindo uma vida mais feliz e produtiva. Aumentam e mantêm a resistência e a força muscular para atividades comuns do dia-a-dia, quando o processo natural, com o passar dos anos, seria a sua diminuição ou perda.

Benefícios

  • Melhora da velocidade de andar;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Aumento do nível de atividade física espontânea;
  • Melhora da auto-eficácia;
  • Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
  • Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca;
  • Melhora da ingestão alimentar;
  • Diminuição da depressão;
  • Fortalece os músculos das pernas e costas;
  • Melhora os reflexo;
  • Melhora a sinergia motora das reações posturais;
  • Melhora a velocidade de andar;
  • Incrementa a flexibilidade;
  • Mantém o peso corporal;
  • Melhora a mobilidade;
  • Diminui o risco de doença cardiovascular.
Melhor Idade
Google Imagens

Mas, não devemos esquecer um aspecto muito importante: avaliação médica com clínico, cardiologista ou especialista em medicina do esporte/exercício, antes de iniciar um programa de condicionamento ou reabilitação. Quando necessário, exames serão solicitados e, somente então, seu médico e você decidirão sobre um programa de exercícios a ser seguido.

Riscos

Idosos que praticam atividade sem orientações especializadas estão sujeitos a problemas como lesões dos músculos, distensões e problemas articulares, principalmente de coluna e dos meniscos. Postura incorreta ou peso excessivo podem prejudicar as estruturas da coluna e, como se tratam de idosos, a recuperação é mais complicada porque as células do corpo estão em ritmo mais lento. Nos casos em que a pessoa tem osteoporose, o problema é ainda mais grave uma vez que as fraturas têm uma recuperação mais lenta.

Dicas, que servem para qualquer idade:

  1. Escolha o seu horário, aquele em que você se sente melhor fazendo exercícios; aquele que melhor se encaixa no seu ritmo de vida, hora de acordar, dormir, comer, de tomar medicação, não se esquecendo de evitar as horas mais quentes do dia;
  2. Inicie devagar, aumentando a intensidade gradualmente; não faça muito, muito cedo, principalmente se você estava inativo ultimamente; você pode iniciar fazendo pequenos períodos de exercício 02 a 03 vezes durante o dia, até seu condicionamento melhorar e conseguir fazê-lo sem interrupção;
  3. Escolha um lugar aprazível, que lhe traga o máximo possível de satisfação e segurança e o mínimo de poluição de qualquer natureza;
  4. Se tiver companhia, procure manter um bom astral e conversa sobre assuntos agradáveis;
  5. Pratique seus exercícios entre 03 e 05 vezes por semana, por, no mínimo, 20 minutos;
  6. Hidrate-se bem, antes, durante e depois, usando roupas e calçados apropriados para o local e horário escolhidos;
  7. Alongue-se, antes e depois de sua seção de exercícios; se o clima estiver frio, faça primeiro um aquecimento leve para então alongar-se, evitando, assim, lesões musculares.

Fica a Dica por Drª Keni Rodrigues – Fisioterapeuta e Técnica em Estética KR Studioskeni.rodrigues@krstudios.com.br