Airbag e ABS começam a vir “de graça”

156
Segurança - Airbag
Google Imagens

Muitos carros chegam na linha 2012 equipados com freios ABS e airbag. E na maioria das vezes o preço do carro continua o mesmo, não tem aumento.

Será que a indústria foi atingida por uma onda de bondade, consciência em relação à segurança? E está fazendo isso de graça?

Claro que tem alguma coisa por trás disso. Na verdade tem duas: legislação e concorrência.

A necessidade de ter airbag e ABS é por uma questão de legislação. A obrigatoriedade vem desde o ano passado, quando 8% dos carros produzidos teriam que sair da linha de montagem com os equipamentos.

Foi fácil. O mix já era maior que esse. Mas a cada ano a proporção de carros com os equipamentos vai aumentando, até 2014, quando todo carro fabricado no Brasil será obrigado a ter airbag e ABS.

E a manutenção do preço (ou o repasse parcial dos custos), mesmo com esses equipamentos, é por uma questão de concorrência. Afinal, qual a montadora que vai ter coragem de aumentar o preço, com uma concorrência como a do mercado brasileiro, que tem 48 marcas à disposição do consumidor? E além disso com novas marcas chegando com carros equipados a preço de pelado?

A montadora que repassar o custo dessa obrigatoriedade para o consumidor pode perder o cliente para a concorrência.

Fonte: UOL