Vacinação contra a raiva continua até o dia 31 em Guarulhos

220
Camapnha de Vacinação contra a raiva
Foto: Silvio Siqueira/PMG

O balanço dos primeiros oito dias da Campanha de Vacinação Antirrábica, divulgado nesta quarta-feira (21), pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura, mostra que 30.801 cães e 8.738 gatos já foram vacinados contra a raiva na cidade. A campanha se estende até o próximo dia 31 e a meta da Secretaria de Saúde para este ano é imunizar cerca de 165 mil animais.

Os postos funcionam, em sua maioria, das 9 às 16 horas, cada dia em um bairro diferente da cidade. A relação completa com os endereços e horários dos locais de vacinação pode ser obtida no site da Prefeitura: www.guarulhos.sp.gov.br. Nesta quinta-feira, dia 22, serão atendidos os bairros: Jardim São João: Cidade Soberana, Jardim Novo Portugal, Jardim Bondança, Cidade Seródio, Jardim Santa Teresinha e Jardim Lenise.

Devem ser vacinados todos os cães e gatos acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas em período de gestação ou amamentação. Diferente das campanhas anteriores, a imunização contra a raiva será feita em dose única neste ano, uma vez que pelo fato da vacina ser produzida através de cultivo celular, não há necessidade do reforço após um mês, mesmo para os cães e gatos que receberão a dose pela primeira vez.

Produzida pelo Laboratório Merial, um dos mais conceituados na linha de produtos veterinários, a vacina tem qualidade garantida. Além disso, todo material utilizado é estéril, descartável e de uso único. Contudo, em caso de reação alérgica ou surgimento de qualquer sintoma, o proprietário deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura (CCZ), pelo telefone 2436-3666.

Para facilitar o atendimento e evitar acidentes é importante que os animais sejam conduzidos por um adulto até os postos e estejam devidamente protegidos: os felinos em caixas próprias para o transporte e, os caninos com guias, coleiras e focinheiras, principalmente aqueles de portes médio e grande como Mastim Napolitano; Pitbull; Rottweiller e American Stafforshire Terrier. Outra medida recomendada é para que a pessoa fique no local apenas o tempo necessário para tomar a vacina.

Além dos postos distribuídos pelos bairros, a sede do Centro de Controle de Zoonoses (rua Santa Cruz do Descalvado, 420, no Jardim Triunfo – região de Bonsucesso), está atuando como ponto fixo de vacinação. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A vacinação é gratuita.

Programação de vacinação

Via: Prefeitura de Guarulhos