Vacinação contra a raiva animal começa na próxima segunda-feira

100
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Cento e oitenta postos serão instalados em vários pontos da cidade, cada dia em um bairro diferente, para vacinar cães e gatos contra a raiva a partir desta segunda-feira (12). A Campanha Antirrábica se estende até o próximo dia 31 e os postos irão funcionar, em sua maioria, das 9 às 16 horas. A relação completa com os endereços e horários de funcionamento dos locais de vacinação pode ser obtida no site da Prefeitura: www.guarulhos.sp.gov.br.

A meta da Secretaria de Saúde é imunizar pelo menos 165 mil animais. Deverão ser vacinados todos os cães e gatos acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas em período de gestação ou amamentação. Guarulhos recebeu do Ministério da Saúde 200 mil doses da vacina produzida pelo Laboratório Merial, um dos mais conceituados na linha de produtos veterinários.

Além da segurança da vacina, a Secretaria informa que todo material utilizado é estéril, descartável e de uso único. Contudo, em caso de reação alérgica ou surgimento de qualquer sintoma, a pessoa deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura (CCZ), pelo telefone 2436-3666.

Para evitar acidentes, é importante que o animal seja conduzido até o posto de vacinação por um adulto, com coleira e guia, e que permaneça no local apenas o tempo necessário para tomar a vacina. Aqueles com comportamento agressivo e os de grande porte devem ser levados com focinheira.

Diferente das campanhas anteriores, a imunização contra a raiva será feita em dose única neste ano, uma vez que pelo fato da vacina ser produzida através de cultivo celular, não há necessidade do reforço após um mês, mesmo para os cães e gatos que receberão a dose pela primeira vez.

Além da Campanha realizada nos bairros, a população também encontra as doses contra a raiva animal durante o ano todo no Centro de Controle de Zoonoses, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Santa Cruz do Descalvado, 420, no Jardim Triunfo (região de Bonsucesso). A vacina é totalmente gratuita.

Veja aqui: Postos de vacinação

Via: Prefeitura de Guarulhos