Tradições apresenta: Grupo de Fandango Batido São Gonçalo no Bosque Maia

277
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

O Programa Tradições pretende valorizar as mais diversas manifestações de cultura popular e tradicional, levando a possibilidade de contato dessas ao grande
público. Estes grupos têm em seu cerne a vontade/necessidade de perenizar conceitos, valores, experiências e práticas através das gerações. Essa natureza gera um universo de conhecimentos que torna singular cada uma dessas manifestações: culinária, vestuário, música, dança, crenças etc. Evidenciar peculiaridades e demonstrar a beleza de costumes genuínos são os objetivos do Programa Tradições, que em sua 2º edição tem o prazer de apresentar o grupo de Fandango Batido São Gonçalo.

Tradicional da cidade de Cananéia, o grupo nasceu em 2005 através do projeto Resgatando o Fandango Caiçara, que alimenta a convivência com os verdadeiros mestres desta cultura.Fandango Caiçara é uma manifestação da cultural que chegou ao Brasil com os primeiros colonizadores e foi por muito tempo “moeda de troca” na realização dos mutirões de plantio e colheita. O Fandango Batido originou-se na colheita do arroz, onde os homens com tamancos de madeira sapateavam e as mulheres abanavam, com as saias, as palhas que se soltavam do arroz. Os instrumentos utilizados no fandango são: rabeca, adufo, machete, viola branca e caixa de folia. Estes instrumentos são normalmente confeccionados em caixeta, madeira típica da região. São várias as marcas do fandango, destacando: a Chamarrita, o Anú, o Dondom, o São Gonçalo, A Cana-verde, entre outros.

Serviço

  • Data: 15 de junho de 2013
  • Horário: às 11h00
  • Local: Tenda do Bosque Maia (Veja o endereço)
  • Valor: Entrada franca.

Via: Prefeitura de Guarulhos