Guarulhos premia projetos de tecnologia voltados à melhoria da qualidade de vida

27
Imagem Divulgação

A Prefeitura de Guarulhos premiou, na última sexta-feira (18), 15 iniciativas de tecnologia que se destacaram em âmbito internacional, nacional e municipal no uso da tecnologia para a promoção da cidadania, resgate da dignidade, valorização da vida, direito de expressão e inclusão das pessoas. Transmitida pela internet em tempo real e com mais de 7.000 acessos, a entrega do Prêmio Tecnologia Cidadã aconteceu no Adamastor Centro durante o 2º Encontro Técnico Tecnologia Cidadã e foi acompanhado por uma plateia de aproximadamente 500 pessoas.

Na ocasião também foram apresentados projetos desenvolvidos por técnicos do Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da Prefeitura, como a versão três da distribuição Guarux (um conjunto de softwares livres para uso educativo e profissional, e com aplicativos para deficientes visuais, portadores de síndrome de Down, austismo e tetraplegia), que inclui o jogo TDGrux (game para facilitar a integração de crianças com TDG – Transtorno de Desenvolvimento Global severo), entre outros.

O prefeito Sebastião Almeida lembrou o papel da administração pública no avanço tecnológico. “A tecnologia só tem sentido para a promoção e valorização do cidadão e a missão do gestor público é de inovar cada vez mais para que o cidadão viva melhor e mais feliz,” disse Almeida.

A qualidade e empenho de profissionais e técnicos do DIT, o trabalho intersetorial com as diversas secretarias e os investimentos em tecnologia foram apontados pelo gestor do DIT, Luiz Jacometti, como fatores importantes para o desenvolvimento e implantação de projetos na cidade.

Entre os investimentos feitos em Guarulhos, destaca-se o novo datacenter (central de processamento de dados) com capacidade instalada de 70 terabytes, 100% contingenciada e com 132 megas de saída para a internet, 540 núcleos de processamento, 430 unidades com 6.600 computadores interligados com atendimento remoto para manutenção e suporte técnico. Além disso, todas as unidades de atendimento à população possuem fibra óptica ou com um mínimo de 6 megas de link de rádio.

O evento contou com a participação do Presidente da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), Rodrigo Assumpção, deputado federal Paulo Teixeira, que atua na defesa de programas de código aberto e na inclusão digital, secretários municipais, membros do Legislativo estadual e municipal, instituições de ensino, entidades de inclusão digital ligadas à tecnologia, entre outros.

Imagem Divulgação

Confira abaixo os projetos premiados:

– Portal Software Público Brasileiro, do Ministério do Planejamento e Gestão (melhor política pública na área de tecnologia)

– LibreOffice, da LibreOffice The Document Foundation (programa livre de maior alcance internacional)

– Portal Tecnologia Cidadã, da Prefeitura de Guarulhos (melhor serviço eletrônico ao cidadão)

– Atendimento Eletrônico e Aposentadorias On-line, do Ministério da Previdência -Dataprev (política pública de maior impacto social)

– Jecripe – Jogo de estímulo à criança com síndrome de Down em idade pré-escolar, da Universidade Federal Fluminense (melhor projeto de inclusão de pessoas com transtorno TDG)

– Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades, do Coletivo Digital e da Secretaria do Trabalho de Guarulhos (maior projeto de apoio à inclusão digital)

– Programa Inclusão Serpro São Paulo (Maior rede de ações e apoio à inclusão digital)

-Atendimento 192 do Samu, do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde de Guarulhos e Avape (categoria vidas humanas)

– Guarux, da Prefeitura de Guarulhos (maior trabalho técnico e maior inovação tecnológica do ano)

– Telecidadania, da Prefeitura de Guarulhos (melhor programa nacional de inclusão digital)

– TDGrux games especiais, da Prefeitura de Guarulhos (destaque humanitário)

– Bilhetinho Único e Bilhete Único Idoso, da Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos (melhor projeto de garantia de direitos humanos)

– Provinha Brasil, da Secretaria de Educação de Guarulhos (melhor projeto educacional)

– Portal Wireless Mundi e revista A Rede, da Momento Editorial (melhor veículo de divulgação de inclusão digital)

– Curso de Música em Braile do Conservatório Municipal de Guarulhos (melhor projeto de oportunidade à pessoa com deficiência)

Via: Prefeitura de Guarulhos