Veja o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi em SP

69
Imagem Divulgação

Agências bancárias fecham na quinta, mas abrem normalmente na sexta.
Shoppings da capital paulista funcionarão com horário restrito.

Por conta do feriado prolongado do Corpus Christi, órgãos públicos terão horários especiais a partir desta quinta-feira (7) na cidade de São Paulo. Os paulistanos devem ficar atentos para o funcionamento de cada departamento.

Agências bancárias estarão fechadas na quinta, mas abrirão normalmente na sexta-feira (8). O serviço nos postos de atendimento pessoal do Procon também não funcionará na quinta, mas terá expediente normal na sexta e no sábado (9).

Confira abaixo os principais serviços:

  • Bancos

As agências bancárias vão permanecer fechadas durante a quinta-feira. Os clientes podem utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet, celular, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados). Na sexta, os bancos vão abrir normalmente.

  • Shoppings

O funcionamento dos shoppings será normal na sexta e no sábado, das 10h às 22h. Na quinta e no domingo, as praças de alimentação e as áreas de lazer ficarão abertas das 11h às 22h. Já a abertura das lojas é facultativa, das 14h às 21h.

  • Detran e Poupatempo

As unidades do Detran não funcionarão em São Paulo nos dias 7, 8 e 9. O Disque Detran, central telefônica para informar aos usuários sobre os serviços prestados pelo departamento, também não irá funcionar. O expediente inclui as unidade Aricanduva, Interlagos e Armênia na capital. Já as unidade nos postos Poupatempo vão funcionar normalmente nos dias 8 e 9 de junho.

  • Metrô

A partir da noite desta quarta-feira, o Metrô irá reforçar a oferta de viagens na Linha 1-Azul para atender quem irá viajar pelos terminais rodoviários do Tietê ou do Jabaquara. Na quinta-feira, em razão do feriado, a oferta de viagens em todas as linhas será semelhante à oferecida em um domingo. Já na sexta-feira (8) e no sábado (9), não haverá alteração na frota.

No domingo (10), em função da Parada LGBT, a oferta de viagens será reforçada nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Para atender aos usuários que retornam a São Paulo na segunda-feira, o início das operações será antecipado para as 4h nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

  • Ônibus

Na quinta-feira, postos de venda e atendimento em terminais e no Expresso Tiradentes irão funcionar normalmente. Já os postos e lojas de venda e atendimento, o Posto de Atendimento da Rua XV de Novembro e os postos de atendimento a idosos e deficientes (inclusive postos do shopping Tatuapé, Terminal Santo Amaro e Terminal Pirituba) estarão fechados.

Na sexta-feira, postos de venda e atendimento em terminais e no Expresso Tiradentes e postos e lojas de venda e atendimento funcionarão normalmente. Estarão fechados o Posto de Atendimento da Rua XV de Novembro e os postos de atendimento a idosos e deficientes. Para informações sobre linhas e trajetos de linhas, o usuário deve consultar itinerários ou ligar 156.

  • Correios

Na quinta-feira, apenas a agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, irá funcionar em esquema de plantão, das 9h às 17h. Já na sexta e no sábado, o expediente será normal nas agências.

  • Subprefeituras

As atividades das Praças de Atendimento nas Subprefeituras serão interrompidas no dia 7 e só retornarão na segunda-feira (11).

  • Saúde

Os hospitais, prontos-socorros e unidades de Assistência Médica Ambulatorial 24 horas (AMAs 24h) funcionarão todos os dias. As AMAs tradicionais abrirão também nos dias 7 e 8. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fecham na quarta-feira (6) e voltam a funcionar na segunda-feira (11). As AMAs Especialidades fecham nos dias 7 e 8, e reabrem normalmente no sábado.

  • Assistência Social

Nos dias 7 e 8 de junho, os serviços de emergência e acolhida como abrigos e casas de acolhida irão funcionar por 24 horas. O atendimento no sábado e no domingo também será ininterrupto.

Permanecerão fechados nos dias 7 e 8 de junho a Loja Social Restaurante-Escola, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Coordenaria de Assistência Social (CAS), Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Estes serviços não funcionam aos sábados e domingos.

  • Cultura

As bibliotecas de bairro e a Monteiro Lobato fecham nos dias 7 e 8 e reabrem nos dias 9 e 10. A Biblioteca Mário de Andrade abrirá apenas nos dias 8 e 9, das 10h às 17h. Os Bosques de Leitura não atendem nos dias 7 e 8.

Vão funcionar todos os dias o Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem, Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Centro Cultural São Paulo, Monumento à Independência, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos e a Galeria Olido.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abre no dia 7, das 10h às 18h; nos dias 8 e 9, das 10h às 20h, e no dia 10, das 10h às 18h. O Arquivo Histórico Municipal funcionará apenas no dia 9, das 9h às 17h, e o Ponto de Leitura Piqueri atenderá somente nos dias 8 e 9, no horário habitual.

Não funcionarão o Teatro Artur Azevedo e o Theatro Municipal. Os Teatros Cacilda Becker e João Caetano funcionarão normalmente todos os dias. O Teatro Décio de Almeida Prado abrirá nos dias 9 e 10. O Teatro Zaoni Ferrite abrirá nos dias 8, 9 e 10. Os ônibus-biblioteca funcionarão normalmente nos dias 7, 8, 9 e 10.

  • Educação

Os Centros Educacionais Integrados (CEUs) funcionarão para atividades de recreação e lazer todos os dias, nos horários habituais.

  • Procon

O serviço nos postos de atendimento pessoal não funcionará na quinta-feira. Na sexta, o funcionamento será das 7h às 19h, e no sábado, das 7h às 13h. Já os serviços administrativos e o atendimento telefônico e eletrônico não terão expediente entre sábado e terça.

  • Esporte

Os Clubes Escola e os Clubes da Comunidade abrirão apenas para atividades esportivas e de lazer nos dias 7, 8, 9 e 10, nos horários habituais. Os outros programas da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação também funcionarão, como os Polos de Brincar, Virando o Jogo e as Corridas de Rua.

  • Trabalho

As unidades fixas e móveis do Centro de Apoio ao Trabalho e do Banco de Microcrédito São Paulo Confia não abrirão nos dias 7 e 8. As atividades serão retomadas na segunda-feira (11).

  • Parques 

Todos os parques municipais funcionarão normalmente nos dias 7, 8, 9 e 10, nos horários habituais.

  • Abastecimento

Na quinta-feira, os mercados municipais funcionarão nos seguintes horários: Kinjo Yamato, das 3h às 13h; Mercadão Municipal, das 6h às 18h; Central Leste, Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pinheiros, das 7h às 14h; Pirituba, das 8h às 16h; São Miguel, Ipiranga, Penha, Sapopemba e Tucuruvi, das 8h às 13h; Guaianases, das 8h30 às 13h, e Santo Amaro, das 9h às 15h. A unidade Lapa não abrirá. Nos dias 8, 9 e 10, os mercados funcionarão nos horários habituais.

Ainda na quinta-feira, o funcionamento dos sacolões obedecerá aos seguintes horários: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Santo Amaro, das 7h às 12h; Brigadeiro, Butantã, Cohab Adventista e João Moura, das 7h às 13h; Bela Vista, City Jaraguá, Jaraguá e Rio Pequeno, das 7h às 14h; Avanhandava e Piraporinha, das 7h às 14h30; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Lapa, das 8h às 13h; Cidade Tiradentes, das 8h às 15h, e São Miguel, das 9h às 15h. Nos dias 8, 9 e 10, os sacolões funcionarão nos horários habituais.

As feiras livres irão funcionar nos locais e horários habituais nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho.

Via: G1