Vacinação contra raiva é suspensa temporariamente

128
Google Imagens

A Secretaria Municipal de Saúde informa que está suspensa temporariamente a  Campanha de Vacinação Animal na cidade, por conta da constatação de algumas reações alérgicas ocorridas durante a primeira semana de imunização, problema que também vem sendo verificado na Capital e em outras cidades do Estado.

Como medida de precaução, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu então encaminhar ofício ao Instituto Pasteur, órgão que fornece a vacina para todo o Estado de São Paulo, e suspender temporariamente a campanha até receber a devolutiva com as devidas orientações e com a avaliação de risco para os animais.

Em resposta, o Instituto Pasteur recomendou a retomada da campanha com novas orientações, ou seja,  que não sejam vacinados animais com problemas neurológicos, cardíacos, com histórico de quadro alérgico ou qualquer outro problema de saúde, além de fêmeas prenhes.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde deverá retomar a campanha em data próxima. Para os bairros onde a campanha foi suspensa, será definido um novo calendário para a imunização dos animais.

A Secretaria de Saúde informa ainda que os efeitos de eventuais reações alérgicas ocorrem logo após a administração da vacina e se manifestam inicialmente por meio de cansaço e prostração. Nestes casos, a recomendação é para entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo 0800 772 2986 ou com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 2436-3666. Viaturas e médicos veterinários estarão de plantão para atender às ocorrências e documentar o fato.

FONTE: PMG