Trem bala terá estação em Guarulhos

39
Google Imagens

O trem-bala que ligará São Paulo a Campinas e ao Rio de Janeiro conseguirá atingir a velocidade de 350 km/hora, em um percurso de 93 minutos, sendo uma alternativa a ponte-aérea e também às rodovias que ligam os municípios.

Para isso, haverá conexão dos aeroportos internacionais do Galeão, de Guarulhos e Viracopos, além de uma estação intermediária no trecho do Vale do Paraíba Fluminense e outra no trecho paulista. A previsão do governo é que a obra fique pronta para a realização da Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou que em todos os lugares do mundo onde se instalou o trem ele produziu efeitos positivos.

– Sabemos das limitações dos aeroportos do trecho Rio São Paulo. Com o TAV [Trem de Alta Velocidade], haverá redução de impactos ambientais e eficiência energética pela quantidade de aviões e carros particulares que deixarão de circular.

O percurso do trem, que vai da Estação Galeão, no Rio de Janeiro, à Estação Viracopos, em Campinas, será de 510,8 km. Destes, 91 km estão sob túneis, 108 km em pontes e 321 km sobre a superfície.

Serão construídas seis estações – Estações Galeão (subterrânea); São José dos Campos (em superfícies); Guarulhos (subterrânea); Campo de Marte (em superfície) e Viracopos (subterrânea) – e mais duas serão revitalizadas, a de Campinhas e a de Barão de Mauá.

Passos destacou a importância da estatal a ser criada pelo ministério, a Etav (Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A). Segundo o ministro, a empresa terá papel de “monitorar e acompanhar todos os passos da condução do projeto”.

– A Etav terá participação acionária na SPE (Sociedade de Propósito Específico), que virá a construir, operar e manter o TAV. Ser sócio ainda que minoritário é sinal de confiança no projeto. Em relação à transferência de tecnologia, a Etav será o braço do governo para promover a coordenação e interface entre os detentores de tecnologia e os centros de pesquisa.

FONTE: R7