Programa Saúde na Escola examina 120 crianças nesta sexta-feira (25)

52

Cerca de 120 crianças, com idades entre cinco e seis anos, matriculadas na Escola Municipal Gonzaguinha, no Jardim Jacy, serão avaliadas, nesta sexta-feira (25), por uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, psicólogo, dentista, fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional e assistente social.

Imagem Divulgação

A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, que começa a ser implantado na cidade pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação.

Dentro desse programa, os profissionais da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jacy irão aferir as condições gerais de saúde dos estudantes, através de exame antropométrico, para saber se as crianças estão acima do peso, bem como farão avaliações médicas, nutricional, odontológica, fonoaudiológica, oftalmológica, psicológica e controle da carteirinha de vacinação. O objetivo é analisar o estado nutricional dos alunos e detectar a incidência precoce de doenças como hipertensão, diabetes, entre outras.

As crianças que apresentarem algum problema de saúde serão encaminhadas para acompanhamento na UBS. Já aquelas que necessitarem de óculos receberão gratuitamente as lentes e a armação pela Secretaria de Educação. A Escola Municipal Gonzaguinha, que possui cerca de 500 alunos, receberá a visita dos profissionais de saúde sempre na última sexta-feira do mês até que todos os estudantes sejam avaliados.

Ao todo, na ação desta sexta-feira estarão envolvidos cerca de 20 profissionais de saúde, incluindo também médicos residentes em Saúde da Família da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), a coordenadora do curso de Oftalmologia da Unicid, além de agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem e educador físico. O trabalho na escola deverá ser realizado em dois períodos: de manhã, das 8 às 11 horas, e à tarde, das 13h30 até as 16h30. A intenção da Secretaria de Saúde é expandir o programa para todo o município.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos