Infraero lança estudo preliminar do terceiro Terminal do Aeroporto de Guarulhos

46
Google Imagens

A Infraero lançou o estudo preliminar do terceiro Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro.

É o maior projeto arquitetônico de terminal aeroportuário da América do Sul, totalizando 230 mil m², e consolidando Guarulhos como um dos principais hubs da América Latina (os atuais Terminais – 1 e 2 – têm juntos 183,87 mil m² de área).

A construção do terceiro Terminal – a maior obra em andamento da Infraero – terá investimento na primeira fase de R$ 753,96 milhões, correspondentes a 40% do total do empreendimento e estará concluída até o final de 2013.

Com esta fase inicial do Terminal 3, a capacidade de passageiros por ano do aeroporto será ampliada em 18,8 milhões. Dessa forma, até 2013, Guarulhos terá capacidade para receber cerca de 58 milhões de passageiros por ano em seus três Terminais.

No estudo, o embarque e os mezaninos ficarão numa parte superior. A parte inferior terá três pavimentos: o desembarque, o nível da pista e o subsolo. Essas divisões tornam embarques e desembarques mais transparentes, facilitando o acesso dos usuários.

Após esta aprovação, o consórcio contratado segue com a elaboração dos projetos básico e executivo, que têm previsão de conclusão em dezembro de 2011 e julho de 2012, respectivamente. Com isso, as obras da primeira fase têm início previsto para agosto de 2012.

Todo esse planejamento pode sofrer alterações em vista do processo de concessão do aeroporto, ora em fase de estudos de modelagem e viabilidade econômica, sob a coordenação da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

O estudo preliminar do terceiro Terminal de Guarulhos marca importante momento no processo de modernização e ampliação dos aeroportos sob administração da Infraero.

Fonte: Bagarai