HMU ganha mais 22 leitos e novas instalações

67
22 novos leitos

O prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Saúde Carlos Derman inauguraram nesta quarta-feira (21) mais uma etapa do projeto de ampliação do Hospital Municipal de Urgências (HMU). A entrega da nova unidade de internação com mais 22 leitos vai melhorar a qualidade da assistência aos mais de 500 pacientes que são atendidos diariamente no local, ampliando para 100 o número total de leitos do hospital.

Além de mais leitos, o HMU também ganhou uma nova entrada para o pronto-socorro, área de estacionamento com 20 vagas destinadas a usuários, ampla recepção com um consultório de classificação de risco, dois consultórios para clínica médica, dois para ortopedia, uma sala de eletrocardiograma, sanitários masculino, feminino e para deficientes, bem como área externa ajardinada, para garantir mais conforto aos pacientes e acompanhantes.

Também foi criado um ambiente com cinco guichês para o preenchimento das fichas dos pacientes bem como o amplo espaço dimensionado com divisórias onde funcionarão os setores de internação e regulação (responsável pela captação de vagas, nos casos de transferência). Dentro do projeto de ampliação do HMU já foram entregues os leitos da enfermaria cirúrgica em 2009, além do conforto médico e das novas alas de psiquiatria, no ano passado.

Nova Entrada

Segundo o secretário de Saúde, a intenção é usar os novos leitos para diminuir a lotação do pronto-socorro. “Temos grandes desafios ainda no HMU e o maior deles é habilitá-lo para a alta complexidade. Já realizamos algumas cirurgias de alta complexidade, mas não recebemos nada de Brasília porque não somos habilitados para isso”, disse.

O prefeito, por sua vez, falou que a entrega de mais 22 leitos e das novas instalações representa mais um passo na história do HMU. Para Almeida, a inauguração da UPA São João nesta semana e de mais duas que estão previstas para o próximo ano será a grande saída para desafogar os prontos-socorros dos hospitais. “Este é um dos hospitais mais importantes de nossa cidade e sabemos da presteza e dedicação com que os funcionários atendem a população”, disse agradecendo o empenho de todos.