Guarulhos ganha prêmio de energia da Procel

56
Google Imagens

A cidade de Guarulhos ganhou o prêmio Procel Cidade Eficiente em Energia Elétrica, na categoria Gestão Energética Municipal. A premiação é uma iniciativa da Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).

As ações que renderam o prêmio a Guarulhos no setor foram o Programa de Eficientização Energética (PEE), aplicado ao sistema de iluminação pública municipal, o Projeto Reluz Guarulhos e os programas de substituição de lâmpadas incandescentes por “lâmpadas a led” no sistema semafórico municipal; de aquecimento solar em conjuntos habitacionais populares; de eficientização de energia em próprios municipais, serviço público, entidade social e hospitais do município; e de eficientização do sistema de adução do Saae, além das auditorias em contas de energia elétrica fornecida a próprios municipais e ao serviço de iluminação pública.

Um dos destaques entre as iniciativas que renderam o prêmio a Guarulhos é a mudança no sistema de iluminação pública municipal. “Isso possibilitou um aumento geral no iluminamento das ruas, superior a 40%, e uma economia superior a R$ 3,2 milhões anuais”, observa o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Obras, Paulo de Tarso Carvalhaes.

Outra ação importante é a modernização do sistema semafórico veicular, em que as lâmpadas incandescentes de 100W foram substituídas por “lâmpadas led” de 10W. “A economia anual com as contas de energia elétrica é de R$ 500 mil e o sistema agora é mais confiável, o que melhora a circulação de veículos”, explica Paulo de Tarso, acrescentando que, além de economia, todas as ações de eficiência energética no município trouxeram uma melhora significativa na qualidade dos serviços prestados.

Entrega do prêmio

A solenidade de entrega dos prêmios será realizada após as eleições. Na oportunidade, as cidades contempladas receberão troféus e certificados e as experiências bem-sucedidas serão divulgadas como exemplos de boas práticas por meio de publicação a ser encaminhada a órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos no combate do desperdício de energia elétrica.

FONTE: PMG