Guarulhos ganha o 1º Polo da Academia de Saúde

141
Academia da Saúde
Academia da Saúde

A escolha da UBS Cabuçu para a implantação do primeiro polo se deve ao fato da unidade já possuir um espaço coberto e fechado para a complementação das atividades físicas desenvolvidas na Academia de Saúde ao ar livre. Além de exercícios físicos, os usuários também são contemplados com ações de promoção à saúde, como é o caso das aulas de pilates, hip hop, dança de salão, cozinha alternativa e de pintura que já estão acontecendo no local.

Guarulhos formalizou a adesão ao programa em 2011 e, na ocasião, recebeu a autorização para a implantação de um total de oito Polos da Academia de Saúde. Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde enviou o projeto de mais quatro, que também já recebeu o aval do Ministério da Saúde.

Além da unidade do Cabuçu, as demais UBS que já têm espaço reservado para a implantação do Polo são: São Rafael, Palmira, Jandaia, Jurema e Inocoop – locais onde já está em funcionamento a Academia da Saúde ao ar livre, bem como a Marinópolis, Jacy, Cidade Martins, Paraventi e Uirapuru, onde os equipamentos estão na programação para instalação.

O 12º Polo da Academia de Saúde deverá contemplar a região da Ponte Grande, mas como o terreno da unidade não comporta a construção de um galpão fechado para as ações de promoção à saúde, a área ainda está em estudo. O município receberá R$ 180 mil para a construção de cada Polo mais R$ 3 mil mensais a título de incentivo de custeio, quando eles já estiverem em funcionamento, valor este que já está sendo repassado à UBS Cabuçu desde o mês de julho passado.

A previsão da Secretaria é concluir a implantação dos 12 Polos até o final de 2013. Além disso, ainda serão instalados equipamentos da Academia de Saúde ao ar livre nas UBS Cavadas, Soberana e no Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemeg).

Via: Prefeitura de Guarulhos