Encontro para capacitação de servidores públicos coloca em debate eliminação de dejetos

51
Google Imagens

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SSP) realizou na quarta-feira, dia 25, no Adamastor Centro, a sexta edição do encontro para capacitação de servidores públicos “Guarulhos consciente: Educando e Reciclando”. A capacitação faz parte das atividades do Grupo de Trabalho (GT), formado pelas secretarias da Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, além do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Desde março o GT vem colaborando para a elaboração do Plano Diretor de Resíduos de Guarulhos, apresentando dados da gestão de resíduos sólidos do município que orientam e qualificam o trabalho do servidor.

Durante o encontro foram apresentados os dados referentes à cidade de Guarulhos em relação à quantidade de lixo gerada no município diariamente. Em 2009, mais de 310 mil toneladas de resíduos domiciliares e mais de 620 mil toneladas de entulhos da construção e da demolição foram produzidas na cidade. Segundo dados da secretaria, cerca de 250 toneladas por dia de lixo domiciliar são passíveis de processo de reciclagem.

Já em relação a entulhos de construção são produzidos cerca de 1.800 toneladas por dia e apenas 91 toneladas são recebidas na rede dos 15 Pontos de Entrega Voluntária de Entulho (PEVs) existentes no município. Dos resíduos recebidos nos PEVs em 2009, 45% equivalem a tudo o que a Prefeitura recolheu em limpezas corretivas, como varrição, limpeza de bueiros e retirada de entulhos.

Outro dado importante apresentado pelo GT sobre os resíduos orgânicos, é que as feiras livres e escolas, por exemplo, produzem cerca de 25 toneladas por dia, em média. Na área de saúde, foram identificados 102 geradores públicos e 209 privados. Todos os dados apresentados durante o encontro foram fornecidos pela empresa I & T Consultoria, que realiza trabalhos junto a Prefeitura.

Está prevista a elaboração de um prognóstico com sugestões de soluções para os problemas encontrados, assim como para atingir as metas a serem colocadas em razão da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305 de agosto de 2010, que apresenta diretrizes para a gestão dos resíduos no Brasil.

Serviço

Os PEVs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h45 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 16h15. A quantidade de material de cada descarte não pode passar de um metro cúbico, o equivalente a cerca de cinco carrinhos de mão.

Veja relação de endereços dos PEVs aqui.

FONTE: PMG