Cultura convoca membros do Conselho do Patrimônio Histórico

85
Google Imagens

A Secretaria de Cultura de Guarulhos realiza nesta terça-feira, dia 25, às 15 horas, na sede da Secretaria, uma reunião com os membros do Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural do Município para discutir normas de funcionamento do órgão, apresentação de um relatório sobre a Casa Amarela e também sobre a situação da Casa Saraceni.

Casa Saraceni

O Casarão dos Saraceni é um imóvel que fica no estacionamento do Internacional Shopping Guarulhos. O prédio, construído no início do século 20, foi tombado pela Lei Orgânica do Município em 1990. Atualmente, transita na Câmara Municipal da cidade um projeto de lei do vereador Geraldo Celestino (PSDB) que pretende revogar este tombamento. Para que isto ocorra é necessário uma análise do Conselho de Patrimônio Histórico.

O imóvel em arquitetura “art noveau” também se encontra em processo de análise de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) – órgão do governo do Estado ligado à Secretaria da Cultura. A Casa Sareceni é um patrimônio histórico dos guarulhenses que precisa ser preservado, principalmente quando a cidade completa 450 anos de existência.

Na última quinta-feira (20), o Secretário de Cultura protocolou carta ao presidente da Câmara, Alan Neto, informando que quem determina todo e qualquer destombamento é o chefe do executivo, depois de ouvir o Conselho do Patrimônio Histórico, segundo a Lei Municipal 6.573/2009. No documento, o secretário de Cultura Hélio Arantes sugeriu ao presidente da Câmara audiências públicas para tratar desta questão, com a presença de todos os envolvidos e interessados.

FONTEPrefeitura de Guarulhos