Coordenadoria da Juventude participa de seminário de políticas públicas para os jovens

55
Foto: José Luiz/ PMG

A Coordenadoria da Juventude (CJ) participa até sexta-feira, dia 3, do Seminário Políticas Públicas – Juventude em Pauta, a ser realizado no Teatro da Aliança Francesa, em São Paulo. Na oportunidade, o coordenador Wagner Hosokawa estará representando a Guarulhos. O evento é uma realização da Ação Educativa e da Fundação Friedrich Ebert (FES).

A Ação Educativa é uma organização fundada em 1994, com a missão de promover os direitos educativos e da juventude, tendo em vista a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável no Brasil.

A Fundação Friedrich Ebert (FES) iniciou suas atividades no Brasil em 1976, executando os seus projetos sociopolíticos e socioeconômicos. Atualmente em São Paulo, o escritório da FES ocupa-se de questões sociopolíticas centrais no país, tanto em temas relacionados aos processos políticos e sociais na América Latina como em questões candentes da política global na esfera internacional.

O encontro tem como objetivos mapear as matrizes conceituais de políticas públicas de juventude em disputa, além de fazer um balanço dos avanços e limites das políticas setoriais voltadas às questões dos jovens e identificar desafios atuais tendo em vista a efetivação dos direitos da juventude.

A primeira edição do seminário, realizada em novembro de 2002, reuniu cerca de 200 pessoas, entre jovens e adultos que trabalham com o tema, vindos de todas as regiões do país, para debater políticas dirigidas aos jovens à luz de diferentes experiências, nacionais e internacionais. Foi um marco no processo de constituição do campo das políticas públicas de juventude no Brasil.

Desde então, foram criadas a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude, elaboradas e publicadas as diretrizes para esta política nacional, e também foi realizada a 1ª Conferência Nacional de Juventude, além de aprovada a PEC da Juventude e debatidos o Plano Nacional e o Estatuto da Juventude, que tramitam na Câmara Federal.

Fonte: PMG