Câmara inaugura Telecentro cidadão

42
Imagem Divulgação

Desde 28 de junho, a Câmara Municipal de Guarulhos passou a oferecer um Telecentro para a população guarulhense. São 29 terminais de acesso comum à rede mundial de computadores, quatro pontos de acesso para cadeirantes e cinco para portadores de pequenas deficiências visuais. O acesso é totalmente gratuito.

Batizado de Telecentro Cidadão, o novo ambiente é localizado no saguão da Câmara e funcionará diariamente, das 9h às 16h30. Cada pessoa poderá utilizar o terminal por até uma hora, com direito a dez impressões, em tamanho A4.

O usuário poderá pesquisar, enviar ou receber e-mail, além de outros serviços. Jogos e sites inapropriados foram bloqueados, mas o acesso às redes sociais está disponível.

Inaugurado pelo presidente da Câmara, vereador Eduardo Soltur (PSD), o Telecentro Cidadão integra as propostas de trabalho apresentadas por ele desde a posse. “Trata-se do primeiro programa social oferecido pela Câmara à população”, disse Soltur, que destacou também a Ouvidoria, implantada em outubro de 2011. “O objetivo é garantir a inclusão digital ao cidadão, independente de ser guarulhense”.

Soltur destacou a importância de o Telecentro já possuir pontos de acesso para cadeirantes e para pessoas com baixo grau de deficiência visual. O Telecentro Cidadão entra em operação utilizando equipamentos que já pertenciam ao patrimônio da Câmara. Apenas as baias e os pisos são novos.

O Telecentro Cidadão terá um coordenador de Serviços e dois monitores dando suporte aos usuários. “O tempo poderá ser prolongando conforme a demanda”, informa o diretor de Informática, Marcos Dias Junior. Segundo ele, o e-mail cidadão funcionará como a conta do usuário que utilizar o Telecentro Cidadão.

O espaço possui uma impressora braile e impressora laser comum com scanner e copiadora, editores de texto, planilhas de cálculos e acesso livre à Internet.

O sistema adotado é conhecido como “Thin Client”, que proporciona redução dos custos com energia em até 60 %. O sistema também facilita a adição ou reposição do equipamento do usuário, aumenta a garantia de uso e a segurança dos dados.

A Câmara de Guarulhos visa fortalecer o exercício da cidadania, o acesso à informação, inclusive, do acervo do site da Edilidade para consulta da legislação municipal e de decretos regulamentadores, da Prefeitura e de outros órgãos públicos. Com isso, Soltur pretende ainda estimular a participação popular no Legislativo.

Via: ACE Guarulhos