UBS Nova Cidade leva idosos ao Zoológico de São Paulo

37
Google Imagens
Google Imagens

Dona Florisa Oliveira de França Cardozo, 62 anos, é uma das pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Cidade que vai passear no Zoológico de São Paulo, nesta quarta-feira, dia 9. Ela e outros 24 frequentadores da UBS ganharam a entrada, lanche e transporte até o local, uma iniciativa dos profissionais da unidade e dos estudantes de Medicina da Unicid – que fazem estágio de integração de saúde na comunidade – para comemorar o Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro.

“Estou ansiosa para chegar a hora. Vai ser muito gostoso passar o dia vendo os animais e a natureza, um momento de grande alegria para nós da terceira idade”, explicou dona Florisa que esteve pela última vez no Zoológico de São Paulo há mais de 20 anos.

Segundo explicou a gerente da UBS, Kátia Darbello da Silva, cada funcionário ou estudante de Medicina adotou um idoso e com isso foi possível comprar as entradas. O lanche foi adquirido com dinheiro do Pró-Rede (Programa de Recursos Descentralizados da Saúde) e, o ônibus, fornecido pela Unicid.

A saída da unidade está marcada para as 6h30 e a chegada prevista para as 17 horas. Os idosos serão acompanhados pela gerente da UBS, estudantes da Unicid, além de uma enfermeira, cinco agentes comunitários e uma médica, profissionais que irão aproveitar o percurso entre Guarulhos e São Paulo para reforçar orientações importantes sobre a saúde.

Os idosos contemplados com o passeio ao Zoológico frequentam o grupo da UBS chamado Hiperdia, composto por pacientes com problemas de hipertensão e diabetes. Eles fazem o controle semanal da pressão e da glicemia e, na última semana de cada mês, participam de palestras e passam em consulta médica na unidade. “Vou propor à gerente da UBS que faça mais vezes passeios como este”, disse dona Florisa.

Via: Prefeitura de Guarulhos