Prefeitura de Guarulhos prepara estudo sobre acidentes

139
Google Imagens

A cidade de Guarulhos, a segunda maior do Estado de São Paulo com 1,3 milhão de habitantes vai desenvolver um banco de dados sobre acidentes de trânsito ocorridos na região. Para isso a prefeitura da cidade contará com auxílio do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP). A iniciativa tem como objetivo medir os impactos socioeconômicos relacionados aos acidentes de trânsito em Guarulhos. De acordo com o prefeito da cidade, Sebastião Almeida, que assinou o termo de cooperação técnico-científica com a instituição esta semana, este trabalho preventivo ajudará na redução do número de acidentes e óbitos.

Segundo o coordenador do NEV/USP, Sérgio Adorno, a cidade é uma das pioneiras no desenvolvimento de ações neste sentido. Adorno diz que a possibilidade de a instituição participar desta parceria é um privilégio. “Além de colocarmos nossos pesquisadores para elaborar um banco de informações sobre o tema e de transferirmos conhecimento para formarmos profissionais capacitados a entender esses dados, esperamos transformar esse levantamento em políticas públicas”, comentou.

Em um primeiro momento o projeto será focado em realizar um mapeamento e compilar informações de diversos órgãos como Secretaria de Trânsito e de Segurança Pública, Polícia Rodoviária, entre outros para poder montar o banco de dados. Já o segundo passo consiste em uma análise das informações para então iniciar o desenvolvimento de ações eficazes. Segundo os organizadores do projeto, como se trata de um trabalho de pesquisa e coleta de informações não é possível especificar o tempo de duração de cada uma das etapas.

FONTE: Carsale