O projeto “Guarulhos Semeando o Futuro” receberá 55 mil euros do projeto “IN”

54
Google Imagens

O projeto “Guarulhos Semeando o Futuro”, da cidade de Guarulhos foi selecionado para receber um financiamento inicial de €55 mil do projeto IN (Inovação e Coesão Social: Capacitação Metodológica e Visibilidade de Boas Práticas), iniciativa da Rede Mercocidades, com co-financiamento da União Europeia.

O investimento será destinado a intercâmbios técnicos na área de agricultura urbana com as cidades de Rosário (Argentina) e Belo Horizonte (MG), que têm reconhecida experiência sobre o tema. Durante dois anos, mulheres chefes de família e gestores públicos serão capacitados para trabalhar no setor, com o objetivo de promover o desenvolvimento da agricultura urbana como política pública de geração de renda e luta conta a pobreza.

A proposta de Guarulhos foi escolhida entre 29 iniciativas formuladas durante dois anos de capacitação do projeto IN, oriundos de municípios e organizações da sociedade civil de todo o Mercosul. Na fase final, o projeto guarulhense venceu as propostas da cidade argentina de Neuquén, sobre desenvolvimento turístico e econômico, e da organização social boliviana Centro de Estudios y Apoyo al Desarollo Local de El Alto, que trata de construção de políticas públicas para mulheres jovens daquele país.

Apesar de não terem sido selecionadas para o financiamento, as duas outras iniciativas serão acompanhadas em forma de incubadora, com o propósito de que sejam aprofundadas para que passem a ser financiadas no futuro.

Rede Mercocidades
A Rede Mercocidades foi fundada em 1995, com o objetivo de promover a participação dos municípios no processo de integração regional, possibilitando a criação de uma esfera institucional para as cidades do Mercosul, além de desenvolver o intercâmbio e a cooperação entre os municípios integrantes. A rede conta atualmente com 228 cidades associadas da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia e Peru, somando uma população de 80 milhões de pessoas.

FONTE: PMG