Auxílio aluguel beneficiará 260 famílias em Guarulhos

38
Imagem Divulgação

No último sábado (28), as famílias afetadas pelas enchentes foram convocadas pela Defesa Civil para assinarem o termo de adesão do programa de locação social, conhecido como do auxílio aluguel. O encontro aconteceu na Escola Municipal Guaracy I. O benefício emergencial, no valor de R$ 300 reais, já foi concedido para 51 famílias. Outras 209 famílias serão contempladas no próximo lote e já assinaram a documentação.

O termo de adesão do programa de locação social e o trabalho socioeducativo desenvolvido com as famílias são exigências legais do decreto que regula o Auxílio aluguel.

Desde que as enchentes começaram, a Prefeitura organizou um grupo de trabalho para desenvolver ações articuladas de apoio às famílias, com representantes da Defesa Civil, Fundo Social de Solidariedade, Departamento de Limpeza Urbana, Proguaru, Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae, Meio Ambiente, Obras, Habitação, Saúde, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Transportes e Trânsito, Guarda Civil Municipal, entre outros.

Os serviços disponibilizados por esse comitê são: cadastramento das famílias que residem em área de risco para receberem o auxílio aluguel; inscrição no programa Minha Casa, Minha Vida; recolhimento do entulho e do resto de móveis quebrados para impedir que eles sejam levados pela correnteza para o fundo do rio Tietê; limpeza e remoção da lama com caminhão-pipa; doação de cloro e vinagre branco para desinfecção e purificação da água; sinalização e recuperação das vias; bombeamento da água nas casas alagadas; doação de roupas, fraldas, sapatos, cobertores, colchões e cestas básicas e distribuição de cerca de 700 refeições por dia.

FONTE: Assessoria de Imprensa – Secretaria de Comunicação de Guarulhos