Shows marcam a entrega do Terminal de Ônibus São João à população

128
Almeida descerra placa de inauguração do Terminal São João (Foto: Sidnei Barros)

Guarulhos já conta com seu terceiro terminal de ônibus urbano, após a entrega feita neste domingo (18) pelo prefeito Sebastião Almeida do Terminal São João, que, junto com  Parque Cecap e Pimentas, completam mais uma etapa de reestruturação do transporte público do município. É mais um empreendimento que integra o processo de implantação do Bilhete Único.

“A região ganha esse espaço com mais conforto e mais comodidade, que coloca Guarulhos entre as cidades mais modernas do país em termos de interligação entre os terminais. Essa é a continuidade do projeto de modernização do sistema de transporte público. É coisa de cidade moderna e é maior que muitas rodoviárias de cidades grandes”, disse o prefeito Almeida após descerrar a placa de inauguração do terminal, em meio à população que se divertia desde o início do tarde com a extensa programação de shows no local.

Desde às 14h apresentaram-se os grupos Pagode Pra Valer, Novasamba e Nova Feição, além da dupla Alex Sandro e Marcelo. Para encerrar a programação, Jammil e Uma Noites subiu ao palco às 20h30 para fechar com chave de ouro a festa em que se transformou a entrega do Terminal São João.

Em seus três mil metros quadrados de extensão, o terminal conta com duas plataformas para embarque e desembarque, bilheteria, quatro banheiros femininos e masculinos e um para pessoas com deficiência, fraldário, copa, vestiário, salas de administração e sala para cadastramento do Bilhete Único, cujas operações estão programadas para o mês de abril. Há também um observatório para controle do movimento de veículos.

A obra, orçada em R$ 7 milhões, possui arquitetura moderna, desenvolvida pelo arquiteto Roberto Ezell Mac Fadden, que terá o projeto urbanístico completado com a plantação de palmeiras. Ao todo, a área coberta é de 4.200 metros quadrados.

Almeida conversa com a população sobre terminal (Foto: Sidnei Barros)

O terminal, localizado na estrada Guarulhos-Nazaré, próximo à avenida Marcial Lourenço Seródio, passa a funcionar com 17 linhas de ônibus e micro-ônibus, realizando mais de 70 viagens no horário de pico pela manhã. No total, 152 veículos, todos devidamente adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, interligam o bairro com a região nordeste do município, incluindo o Jardim Fortaleza, Cidade Soberana, Água Azul, Vila Rica, Marmelo, Lavras, Jardim Santa Paula, Tapera Grande, Cidade Satélite Cumbica, Parque Santos Dumont, Pimentas, Taboão, Vila Galvão e Centro.

O movimento previsto é de aproximadamente 40 mil passageiros por dia. O terminal atenderá mais de 235 mil pessoas da região.

Linhas que atendem ao Terminal São João:

433 – São João/Vila Galvão (via Anel Viário)
434 – São João/Centro (via Cumbica)
450 – São João/Vila Galvão (via alameda Yaya)
452 – São João/Vila Galvão (via Taboão)
453 – São João/Centro (via Tiradentes)
481 – São João/Taboão (via Primavera)
482 – Parque Santos Dumont/São João
483 – Marmelo/São João
484 – Vila Rica/São João
485 – Fortaleza/São João
486 – Cidade Soberana/São João
487 – Tapera Grande/São João
489 – São João/Cidade Satélite (via Paes de Barros)
490 – Jardim Santa Paula/São João
495 – Parque Santos Dumont/São João (via UPA)
721 – Pimentas/São João
880 – Água Azul/São João

Via: Prefeitura de guarulhos