Semana da Amamentação destaca prevenção de infecções

92
Google Imagens

Na abertura da 11ª Semana Municipal de Amamentação, na última segunda-feira (1º), no Teatro Adamastor Centro, foi destacada a necessidade de conscientização das mães sobre o aleitamento exclusivo, como melhor forma de prevenção de infecções nos recém-nascidos, principalmente as respiratórias. Durante a Semana, serão realizadas palestras, coleta de recipientes de vidro para o Banco de Leite Humano, entre outras atividades.

A população também poderá fazer a doação de leite diretamente em qualquer unidade de saúde, igrejas católicas, pastorais da Saúde e da Criança, além da Universidade Guarulhos, SENAC, Faculdades

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 40% das crianças menores de 6 meses em todo o mundo são alimentadas exclusivamente com leite materno. De acordo com o órgão, mais de 170 países – incluindo o Brasil – promovem a Semana de Amamentação em uma tentativa de aumentar os índices e de salientar que o aleitamento materno exclusivo constitui uma estratégia eficaz na redução da mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos.

De acordo com a coordenadora do Comitê Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, Telma de Moura Reis, a introdução ao leite materno logo nos primeiros dias de vida do bebê, o regime exclusivo nos primeiros seis meses e a permanência do alimento na dieta até pelo menos os dois anos de idade podem reduzir em um quinto a morte de menores de 5 anos.

O secretário de Saúde, Carlos Derman, afirmou que, mais do que a distribuição de panfletos ou outros meios de divulgação, o trabalho de orientação desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Saúde é que fará com que aumente o índice de aleitamento materno. “Nesse sentido, muitos avanços foram obtidos nos últimos anos, mas muita coisa ainda precisa ser feita e a chave para isso está no contato direto com a população. Nada melhor do que a conversa com as pessoas para reforçar as qualidades do aleitamento”, enfatizou.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos