Saúde realiza seminário de DST-Aids com foco no esporte

68
Atletismo
Foto: Fernando Minoru

Reduzir a vulnerabilidades às Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids é o objetivo do seminário que formará a primeira turma nesta quinta-feira (19). Promovida pela Coordenadora do Programa Municipal de DST-Aids e gerente do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) da Secretaria de Saúde, Simone Miranda de Mendonça, a capacitação é voltada para professores de Educação Física da Secretaria de Esportes, tendo em vista as Olimpíadas Colegiais, Jogos Regionais e Abertos do Interior.

Ao todo serão seis encontros no CTA (Jardim Tranquilidade), que deverão capacitar mais de 100 professores de Educação Física. O primeiro seminário, realizado em dois módulos nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, contará com a participação de 38 profissionais. Os próximos devem acontecer nos dias 1º e 2 de junho.

Conforme explicou a coordenadora do Programa Municipal de DST-Aids, a iniciativa tem por objetivo capacitar os profissionais do Esporte, para que eles trabalhem as ações de prevenção com seus alunos, bem como com os atletas, especialmente durante as concentrações para os Jogos Regionais e Abertos do Interior, além das Olimpíadas Colegiais. “Nossa intenção é fornecer subsídios teóricos e promover a reflexão sobre os conceitos essenciais para a redução da vulnerabilidade”, disse.

Dentre as temáticas abordadas no seminário destacam-se: corpo sexual e reprodutivo feminino e masculino; sexualidade; diversidade sexual; amor e sexo; doenças sexualmente transmissíveis – sinais e sintomas; HIV-Aids e a trajetória da doença – do conceito de grupo de risco à vulnerabilidade; além da promoção de uma oficina sobre sexo seguro, com insumos de prevenção e método de uso. O CTA fica na avenida Emílio Ribas, 1.960, 1º andar (Jardim Tranquilidade).

Fonte: Prefeitura de Guarulhos