Qual é a importância da vermifugação nos cães?

76
Imagem Divulgação

As verminoses são doenças provocadas por parasitas que se instalam dentro do corpo do animal ou humano. Tanto nós como os nosso filhos de quatro patas estamos sujeitos a ter vermes. E os parasitas dos cachorros causam doenças na gente. E vira um círculo vicioso e extremamente perigoso pra ambos. Por isso, existe a vermifugação.

A vermifugação mata esses parasitas causadores de doenças. E existem vários tipos de vermes intestinais causadores de doenças. Vermifugar é extremamente importante pra saúde do seu filhote.

Os vermes passam das mães para os filhos, por isso, se você tem uma fêmea que pretende cruzar, vermifugue-a antes do cruzamento, evitando assim, problemas futuros.

Caso não tenha dado tempo de vermifugar antes, os recém-nascidos devem ser vermifugados com 21 dias de vida, depois com 36 dias e a última com 57 dias. Depois da 3ª dose, repete-se a vermifugação após 150 dias (ao término das vacinas). Para filhotes de mães vermifugadas, a maratona é menor: com 35 dias e 50 dias, depois mais uma vez durante a vacinação, mais ou menos 120 dias.

Para cães adultos a vermifugação deve ser no mínimo 2 e no máximo 3 vezes ano ano. Mas lembre-se, observe seu filhote, se mesmo vermifugado ele estiver com: diarréias e vômitos constantes, apetite desregulado (tanto pouco quanto em excesso), soltando ovos pelas fezes ou até mesmo vermes é hora de procurar seu médico-veterinário para realizar exames mais detalhados.

Nunca descuide da saúde do seu animal, é fundamental um ambiente saudável tanto pra você quanto pra ele.

Via: Caixinha de Estimação