Projeto que combate desperdício de alimentos completa dois anos

131
Imagem Divulgação

Transformar as cascas em deliciosas receitas, acabar com o desperdício e, acima de tudo, proporcionar uma alimentação mais saudável com orientação nutricional. Esses são os objetivos do Projeto “Saúde com Casca e Tudo”, iniciativa da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade que completa dois anos nesta quinta-feira (14).

Para comemorar a data tem degustação gratuita de chá feito com cascas de gengibre, maçã e abacaxi, além de polpa de maracujá, no calçadão da rua D. Pedro II, às 10 horas. Nutricionistas também esclarecerão dúvidas da população.

Desde sua criação a barraca itinerante do Saúde Com Casca e Tudo, doada pelo Sindicato dos Feirantes de Guarulhos (Sindfeira), já desenvolveu 39 receitas e ofereceu 95.380 degustações em 120 locais da cidade. Em 2011 foi tema de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de uma aluna de nutrição da Universidade de Guarulhos (UnG).

Na feira livre do Anel Viário são realizadas mensalmente degustações de receitas exclusivas criadas por uma equipe de nutricionistas do projeto. Além disso, são recolhidos mantimentos doados pelos feirantes para o preparo delas e para a distribuição às entidades sociais cadastradas no Banco de Alimentos da Prefeitura de Guarulhos. Até o momento já foram coletados mais de 16 toneladas de alimentos, como frutas e legumes, que seriam jogados fora por estarem maduros demais ou amassados.

Com a finalidade de mapear a influência do projeto sobre os frequentadores do equipamento de abastecimento foi realizada pesquisa no ano passado com questionário aplicado contendo perguntas básicas sobre o assunto. Os resultados obtidos demonstraram que o conteúdo disseminado está sendo assimilado e colocado em prática pela população.

Serviço 

  • Data: 14 de junho de 2012
  • Horário: ás 10h00
  • Local: Calçadão da rua D. Pedro II

Via: Prefeitura de Guarulhos