Primeiro Festival de Teatro Estudantil prorroga inscrições

61
Foto: Márcio Lino/PMG

As inscrições para o 1º Festival de Teatro Estudantil foram prorrogadas. Com isso, os jovens do ensino médio (a partir de 14 anos) têm até o dia 30 de agosto para registrar sua presença no concurso, que é promovido pela Secretaria de Transportes e Trânsito, em parceria com a 1ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal.

A iniciativa tem por objetivo ensinar os estudantes a evitar acidentes de trânsito e a se locomover, com segurança, pelas vias públicas da cidade. Para participar do festival, é preciso encaminhar à Escola Pública de Trânsito (EPT) uma cópia do texto, que deve ser inédito e de criação dos alunos, e uma apresentação ou ensaio da peça na íntegra em DVD ou CD.

Os estudantes terão de encenar uma montagem teatral, com base em um dos seguintes temas: trânsito, mobilidade, sustentabilidade, acessibilidade, meios de transporte, preservação do patrimônio, espaços públicos compartilhados, segurança no transporte de pessoas e influência da mídia na aquisição de automóveis.

O espetáculo precisa ter duração de 25 a 60 minutos. A apresentação ficará a cargo dos próprios alunos, que deverão estar matriculados regularmente em instituições de ensino de Guarulhos. Haverá premiação para os melhores ator e atriz, além das três principais montagens. Está prevista ainda a apresentação da peça vencedora durante a Semana Nacional do Trânsito, em setembro. O regulamento completo do 1º Festival de Teatro Estudantil pode ser consultado no site da Prefeitura.

As instituições de ensino médio poderão contar com palestras, montagens e oficinas organizadas pela EPT, de modo a auxiliar na produção da peça a ser inscrita no concurso. Nesta quinta-feira (5), às 9 horas, ocorrerá uma apresentação teatral na Escola Estadual José Leme Lopes (avenida Acapulco, s/n – Água Azul). A finalidade é despertar o interesse pelo teatro nos jovens e incentivar a reflexão sobre a importância da educação para o trânsito. Interessados nessa atividade devem entrar em contato com a Escola Pública de Trânsito pelos telefones 2425-1743 / 2414-2050.

Serviço: A Escola Pública de Trânsito fica na rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta. (Veja como chegar)

FONTE: PMG