Os primeiros resultados do projeto Ilhas Verdes começa a deixar a cidade mais bonita

152
Foto: José Luiz / PMG

O projeto paisagístico que foi iniciado no final de 2009 no córrego dos Cavalos, na avenida Tiradentes, já começa a dar o resultado esperado.

A Secretaria de Meio Ambiente (SMA) implantou um pergolado, espécie de jardim suspenso, em um trecho de 200 metros no córrego (da rua do Cano até o trecho da rua Nilo Peçanha) como parte do programa Ilhas Verdes, que pretende reduzir a temperatura nas principais áreas de calor em Guarulhos, além de melhorar a qualidade ambiental e o paisagismo local. A próxima meta é melhorar ainda mais a qualidade do ar e baixar a temperatura média no local.

Para isso, no jardim suspenso foram plantadas 24 palmeiras Jerivá, 48 arbustos Stiffitia – espécie ameaçada de extinção – e 300 trepadeiras Tumbergia Azul. De acordo com o diretor da SMA, Fábio Vieira, a expectativa era tornar a paisagem do local mais sustentável e o que se vê atualmente é um pergolado que, além do visual agradável e a densa vegetação florida, já estão sendo vistas aves no local e ao menos cinco espécies diferentes de borboletas, o que indica uma ótima qualidade ambiental. “Ou seja, houve realmente a recuperação ambiental no trecho”, disse Vieira.

Foto: José Luiz / PMG

A área central possui a temperatura média de 35º C quando a temperatura ideal seria de 22º C, segundo um estudo da Universidade Guarulhos (UNG) com a SMA em 2006. “Queremos transformar a avenida Tiradentes num grande corredor ecológico”, completou Vieira.

As obras tiveram custo zero para a Prefeitura. Todo o material usado foi de reaproveitamento de madeira extraída das árvores que caíram durante temporais e foram recicladas na Serraria Ecológica. As flores e as árvores foram provenientes de um viveiro de mudas cultivadas no próprio Horto Florestal de Guarulhos.

Ao todo, foram plantados 560 metros quadrados de canteiros e também foram instaladas 150 colunas de madeira que servirão de base para o teto entrelaçado de trepadeiras azuis.

Desde 2009, a avenida Tiradentes tem ficado mais florida e enfeitada. A SMA iniciou uma grande operação de paisagismo que está mudando a aparência da avenida. O canteiro ganhou mais de 29 mil mudas de flores, plantas e pequenos arbustos.

A Secretaria revitalizou nos últimos meses 1.400 metros quadrados de canteiros. São vegetações que mudam o visual das áreas públicas com um toque especial de folhagens delicadas, flores, gramados e muitas outras belezas naturais de encher os olhos. As espécies são diversificadas, entre elas estão: hemerocalis, minidracenas, agapantos e clorofitos, além de pequenos arbustos de ipê roxo, aroeira, ipê amarelo, pata de vaca e ipê branco.

FONTE: PMG