Número de novas empresas em Guarulhos aumenta 21% neste ano

66
Imagem Divulgação

Nos seis primeiros meses de atuação, foram criadas 5.889 Eirelis no estado de São Paulo. Dessas, 178 foram em Guarulhos.

O número de novas empresas em Guarulhos apresentou crescimento de 21% no primeiro semestre deste ano. A constatação foi feita pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) que apontou que em 2012, foram registrados um total de 6.791 mil empreendimentos no município, frente a 5.627 no mesmo período do ano passado. O levantamento leva em consideração a soma de constituições deferidas pela Jucesp com as formalizações do programa Microempreendedor Individual (MEI), em prática desde julho de 2009.

No entanto, para o presidente da Jucesp, José Constantino de Bastos Junior, o cenário poderá sofrer variações nos próximos anos. “Os registros de microempreendedores individuais deverão continuar crescendo durante um período até se estabilizarem a longo prazo, abrindo caminho para transformações em modelos que permitam a ampliação do porte empresarial”, afirmou Bastos. Em todo o estado a Jucesp constatou um aumento de 27,5% no número de empresas constituídas no primeiro semestre deste ano. No total, foram registrados 274.051 empreendimentos no estado, frente a 214.901 no mesmo período do ano passado.

Com os números, o estado se tornou líder no registro de novas empresas no Brasil, com 33,1% de participação no ranking do Departamento Nacional de Registro de Comércio (DNRC), ficando à frente de outros estados como Minas Gerais (9,4%); Paraná (7,9%); Rio Grande do Sul (7,4%) e Rio de Janeiro (6,6%). Segundo Bastos há expectativas quanto à criação da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli). Nos seis primeiros meses de atuação, foram criadas 5.889 Eirelis no estado de São Paulo. Dessas, 178 foram em Guarulhos.

Via: Claudilson Pezão