Lago dos Patos de cara nova

30
Google Imagens

Durante o mês de julho, a Secretaria de Meio Ambiente está coordenando uma operação de limpeza, despoluição e desassoreamento do Lago dos Patos, na Vila Galvão. O procedimento vai diminuir a proliferação de algas, impedir a morte dos peixes e aumentar o nível de oxigenação da água.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Kise, uma equipe de profissionais está trabalhando no local diariamente, inclusive nos fins de semana. “Os funcionários já retiraram centenas de peixes vivos, tilápias, carpas e bagres, e levaram para o lago do Zoológico Municipal; a transferência foi bem sucedida e os peixes já estão adaptados”, afirmou.

Nas próximas semanas, uma empresa especializada fará a análise da água e a caracterização do material depositado no fundo do lago. Kise informou ainda que os detritos deixados pelos patos, gansos e pelos próprios peixes, que enfrentavam um problema de superpopulação, facilitam o aparecimento de bactérias, mas após o tratamento da água esse processo será revertido.

Em 2008, a Secretaria instalou uma centrífuga dentro lago para aumentar a oxigenação da água e evitar a morte dos peixes. O aparelho capta oxigênio da atmosfera e lança na água, reduzindo, portanto, o problema causado pelas algas que diminuem o oxigênio disponível. Outros aparelhos semelhantes serão instalados. O entorno do lago também ganhará novo paisagismo e os pedalinhos, principais atrações do local, serão restaurados.

FONTE: PMG