Guarulhos ganha prêmio do ranking das cidades digitais

104
Imagem Divulgação

Por se encontrar entre as dez principais cidades digitais brasileiras, entre 101 classificadas no índice elaborado pela Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Guarulhos receberá nesta terça-feira (3), no Hotel Renaissance, em São Paulo o prêmio Destaque Nacional 2011 por conta de seu programa de inclusão digital. Na oportunidade será divulgada a posição de cada município no ranking.

A premiação, promovida pela Momento Editorial, em parceria com a revista Wireless Mundi, é concedida para os municípios que detém os maiores níveis de digitalização na prestação de serviços públicos oferecidos à população e inclusão digital no país. No ano passado, Guarulhos estava em 19ª entre as cidades digitais.

A posição guarulhense é resultado de muitos investimentos da Prefeitura em infraestrutura realizados a partir de 2010, e que possibilitaram a implantação do programa Tecnologia Cidadã. A iniciativa visa facilitar a vida da população, aprimorando a prestação de serviços por meio do Portal Tecnologia Cidadã, além de promover a democracia digital.

Entre os projetos de inclusão digital, destacam-se as 23 unidades do Telecidadania (telecentro da administração municipal concebido como local de inclusão digital e cidadania para todas as idades, voltado para capacitação profissional e educacional) e o sistema Guarux (distribuição em software livre, adaptado para serviços de escritório, educação e aplicativos para deficientes visuais e portadores de síndrome de Down, autismo e tetraplegia).

Via: Prefeitura de Guarulhos