Foram atendidas em 2010 mais de 10 mil pessoas no programa contra as drogas da GCM

79
Criado em 2006, o Guard já levou informação sobre os riscos das drogas para milhares de crianças

O Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard), mantido pela Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria de Segurança Pública, encerrou 2010 com números positivos: um total de 64 instituições recebeu orientações e palestras do projeto, envolvendo 10.749 pessoas.

Criado no final de 2006, o Guard já levou informações sobre como evitar as drogas a mais de 30 mil guarulhenses, entre jovens, adolescentes, adultos e crianças da rede municipal e estadual da cidade, além de instituições sociais e empresas.

A estimativa para este ano é de que aproximadamente 12 mil cidadãos sejam atendidos. As aulas reúnem material didático, palestras e fantoches para demonstrar os perigos do uso de drogas, além das consequências legais, principalmente para a saúde dos dependentes. O Guard ainda oferece ensinamentos sobre as habilidades necessárias e técnicas de autocontrole e resistência às influências negativas, motivando e elevando a autoestima e a criatividade, com vistas a proteger os cidadãos, fazendo com que se mantenham longe das drogas.

O projeto é dividido por faixa etária, sendo que o Sementinha é destinado a crianças a partir dos nove anos de idade; em seguida há o Trocando Ideias, voltado para adolescentes e jovens; os adultos também participam durante a formação de agentes multiplicadores, onde são abordados temas como conceito e legislação sobre as drogas, pedofilia, educação no trânsito, valorização e exercício individual da autoestima, entre outros.

O Guard está com inscrições abertas para novas turmas em 2011. A instituição interessada deve ligar para 2409-6275. O programa é voltado para empresas privadas, ONGs, escolas particulares, estaduais e municipais, e oferece certificado para todos os participantes.

Mais informações podem ser obtidas na sede da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (Rua Luiz Gama, 165 – Centro), e-mail: guardguarulhos@yahoo.com.br

FONTE: PMG