Escola municipal ganha 1ª fase de Concurso Iberoamericano

76
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

A Escola Municipal Selma Colalillo Marques, localizada na Vila Rio de Janeiro, foi o único estabelecimento de ensino do país a vencer a primeira etapa do 3º Concurso Iberoamericano de Boas Práticas em Promoção da Saúde no Âmbito Escolar, com o projeto “Meio Ambiente: a escola de mãos dadas com a vida”.

A divulgação dos vencedores da fase latino-americana foi publicada no site oficial da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), neste domingo (15). Participaram desta etapa do concurso unidades escolares da Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, México e Guatemala.

Os trabalhos foram avaliados e selecionados por júri internacional, convocado pelo escritório da OPAS/OMS (Organização Mundial de Saúde) em Washington (Estados Unidos) e composto por um grupo de especialistas em cada uma das quatro categorias do concurso: populações vulneráveis; proteção do meio ambiente; doenças crônicas não transmissíveis; e redes nacionais de iniciativas de promoção da saúde.

Fruto da parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, estabelecida com o Programa Saúde na Escola, a iniciativa de Guarulhos foi coordenada pela médica veterinária Monica Simons, responsável pela área estratégica de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde. O trabalho apresentado pela Escola Selma Colalillo Marques relata a experiência desenvolvida com estudantes e pais de aluno durante o ano letivo de 2011, por meio dos subprojetos “água, florestas e animais em extinção”.

Durante todo o ano letivo, os temas foram trabalhados em sala de aula e também por meio de atividades extraclasse, com visitas programadas ao Zoológico Municipal, ao Parque Estadual da Cantareira, além de plantio de árvores, entre outras ações.

O resultado foi a ampliação do conhecimento para a problemática das questões ambientais, o estímulo do senso crítico e da corresponsabilidade com relação à preservação e conservação da natureza, a aprendizagem de práticas cotidianas mais saudáveis e sustentáveis, além do incentivo à leitura, ao trabalho em grupo e à oralidade.

No próximo dia 20, haverá a divulgação do trabalho vencedor em âmbito internacional global, em cada uma das quatro categorias. As experiências vencedoras serão gravadas em vídeo e difundidas através de diferentes meios de comunicação da OPAS/OMS.

Via: Prefeitura de Guarulhos