Docente das Faculdades Integradas Torricelli recebe “Prêmio Jovem Cientista”

975
Imagem Divulgação

As Faculdades Integradas Torricelli têm orgulho em informar que o Professor das disciplinas de Parasitologia e Microbiologia, Josué de Moraes, foi o vencedor do “Prêmio Jovem Cientista”, na Categoria Doutorado, do ano de 2010, idealizado pela Fundação Butantã.

O Prêmio Jovem Cientista teve como eixo temático os desafios de biotecnologia e inovação em saúde pública, oferecidos nas modalidades de Iniciação Científica, aperfeiçoamento de Mestrado e Doutorado.

Mais de 200 trabalhos foram submetidos à avaliação a partir de junho deste ano. Apenas quatro candidatos de cada modalidade foram classificados para a final,  cuja comissão avaliadora foi composta por pesquisadores de destaque no Brasil e exterior.

O trabalho premiado relatou um composto isolado de planta que tem efeito contra as diferentes formas do parasita causador da esquistossomose.

A esquistossomose é uma doença parasitária de grande impacto social, sendo considerada um grave problema de saúde pública em diversos países. Estima-se que haja, em todo mundo, mais de 200 milhões de pessoas         infectadas, além de aproximadamente 800 milhões vivendo em área de risco de infecção. Esta doença parasitária é responsável por mais de 250 mil      mortes por ano no mundo. No Brasil, a esquistossomose está presente em 19 Estados, afetando cerca de 8 milhões de pessoas e levando risco de infecção a mais de 25 milhões.

FONTE: Imprensa Torricelli