Campanha de vacinação contra pólio vai até dia 21 de junho

22
Imagem Divulgação

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) começa neste sábado, dia 8, e prossegue até o dia 21 de junho. Em São Paulo, o objetivo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, é que cerca de 2,4 milhões de crianças sejam imunizadas em todo o Estado. O número corresponde a 95% dos 2,5 milhões de paulistas com mais de seis meses e menores de cinco anos de idade, público-alvo da campanha.

A novidade para este ano é a mudança da faixa etária abrangida pela campanha. Receberão as doses em gotas da vacina Sabin apenas as crianças maiores de seis meses. Além da vacina contra a poliomielite, os pais ou responsáveis que levarem a caderneta de vacinação de seus filhos a algum dos postos fixos poderão aproveitar para atualizar as doses de outras vacinas que estejam em atraso. Os postos ficarão abertos das 08 às 17 horas.

É importante lembrar que se a criança estiver com febre alta ou apresentar hipersensibilidade a algum componente da vacina — como a estreptomicina ou a eritromicina, por exemplo — os pais devem conversar com os profissionais de saúde antes da vacinação, conforme orienta o Ministério da Saúde.

Apesar de São Paulo não registrar nenhum caso de paralisia infantil desde 1988, o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e Ásia. Por isso, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas, já que a vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

SERVIÇO

  • Quando: de 08/06/2013 até 21/06/2013
  • Horário: das 08 às 17 horas
  • Quem deve ser vacinado: crianças entre 6 meses 5 anos de idade. Leve a caderneta.
  • Onde: postos de saúde.

Via: Drauzio varella