AGENDE comemora aniversário da Incubadora Guarulhos

103
AGENDE comemora aniversário da Incubadora Guarulhos

AGENDE comemora aniversário da Incubadora Guarulhos e assina novo convênio com o SEBRAE/ SP

A AGENDE comemorou no dia 21 de outubro, o 6° Aniversário de seu programa de empreendedorismo, a Incubadora Tecnológica Guarulhos, com um evento representativo na sede da Incubadora em Cumbica.

A Incubadora durante estes seis anos passou por processos diferenciados de fomento e capacitação empreendedora com destaque ao programa PPV (Pronto Para Viver) que acompanha as empresas e as analisa em três variáveis: ciclo de vida, nível de maturidade e competência. Este programa tem proporcionado melhor capacitação das empresas que participam da Incubadora tornando-as sustentáveis no mercado.

Na ocasião, o SEBRAE/SP representado pelo seu Diretor Técnico, Dr. Ricardo Tortorella, assinou um convênio com a AGENDE que fortalecerá ainda mais todo o processo de fomento e capacitação empreendedora através de atividades de estímulo ao empreendedorismo inovador, promoção e fortalecimento das pequenas empresas por meio de treinamentos, assessorias, capacitação gerencial e acesso ao mercado, entre outros.

“A Incubadora é uma ferramenta importante do empreendedorismo e nesta década as oportunidades passarão pelo Brasil, por isso, nossos empreendedores precisam saber planejar e gerenciar bem suas atividades. Precisa-se inclusive educar os jovens e ensiná-los a serem empreendedores (…). O SEBRAE está satisfeito com a parceria com a AGENDE para fortalecer a comunidade local”, disse Dr. Tortorella.
Daniele Pestelli, Presidente da AGENDE, comentou que a Incubadora surgiu em 2005 – em parceria com SEBRAE, Prefeitura, ACE, CIESP e ASEC – para apoiar as atividades empreendedoras e tecnológicas na Cidade. Porém em 2010 como o SEBRAE não pode renovar o convênio, a AGENDE assumiu a sustentação da incubadora sozinha, garantindo uma melhoria contínua nesse período com a entrada de empresas com fortes características tecnológicas. Com o retorno da parceria com o SEBRAE/SP espera-se o fortalecimento da Incubadora, especialmente com o incremento das ações de mercado para as empresas incubadas. “A Incubadora Tecnológica é o embrião do Futuro Parque Tecnológico Guarulhos”, afirmou.

O Diretor do CIESP/Guarulhos, Luiz Carlos Teodoro, falou da importância que a Incubadora tem como fomentadora do empreendedorismo na cidade. “A Incubadora é uma ferramenta importante para auxiliar os empreendedores a iniciarem suas atividades empresariais e prosperarem”, disse.

O Prefeito Sebastião Almeida destacou as oportunidades e os desafios que estão sendo criados como o desenvolvimento econômico. Ele também ressaltou a importância do Poder Público, Empresas, Sindicatos e Entidades de Classe e Instituições de ensino trabalharem de forma sinérgica para enfrentar os novos desafios. “Em Guarulhos temos a felicidade de empresários compartilharem conhecimentos e experiências e a sinergia que tem sido gerada entre as instituições, tem proporcionado esta parceria no programa da Incubadora com benefícios para o desenvolvimento da cidade” e finalizou: “Na Incubadora as empresas dão os primeiros passos com mais segurança, através da solidariedade e transmissão de experiência e conhecimento aos novos empreendimentos”.

Em seguida houve a assinatura do convênio entre a AGENDE e o SEBRAE/SP com a interveniência da Prefeitura, através do Prefeito Almeida, e das entidades parceiras: ASEC, representada por Roberto Marchiori; ACE/Guarulhos representada por Jorge Taiar e CIESP, representada por Luiz Teodoro.

Após a solenidade os presentes realizaram visita técnica pela Incubadora, conhecendo as empresas residentes, as áreas de uso comum – como a Biblioteca e o Espaço do Saber – e as novas reformas realizadas pela AGENDE.

Por Regiane Balthazar – Jornalista – (11) 9345-0434
Colaboração: Luciano Grosso – Analista de Informação