Secretaria da Saúde lança Campanha Permanente de Eliminação da Sífilis e do HIV

233
prefeitura-de-guarulhos-abre-concurso
Google Imagens

Esta sexta-feira (10), antevéspera do Dia das Mães, foi a data escolhida pela Secretaria de Saúde para lançar a Campanha Permanente de Eliminação da Sífilis Congênita e do HIV, cujo objetivo é evitar a transmissão das doenças da mãe para o bebê durante a gestação e o parto. Para chamar a atenção da sociedade, várias ações serão realizadas das 8 às 16 horas, no Centro de Testagem e Aconselhamento em DST-Aids (CTA), que fica na avenida Emílio Ribas,º 1.960, no Jardim Tranquilidade.

“Cuidando da saúde do bebê, evitando a transmissão da sífilis e do HIV” é o slogan da campanha, que pretende sensibilizar a sociedade sobre a importância de realizar o teste e prevenir contra essas doenças que são transmitidas da mãe para o bebê. Para tanto, as unidades de saúde irão intensificar as ações de orientação. Além disso, está prevista para os próximos meses a distribuição de material informativo, bem como a inserção de conteúdo explicativo e jogos interativos sobre o tema no site da Prefeitura.

“Quem é ou pretende ser mãe deve abraçar essa causa conosco. Quando cada um faz a sua parte, juntos faremos a diferença e evitaremos que nossos bebês nasçam com essas doenças”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids, Simone Miranda de Mendonça. Ela lembra para aqueles que não puderem participar das ações desta sexta-feira que a campanha será permanente e que todas as unidades estão preparadas para atender a população que pretende ter filhos.

Lançamento

A programação do lançamento da Campanha é totalmente gratuita e aberta ao público em geral. Dentre as atividades previstas para a data destaca-se a discussão sobre o tema “Reprodução Assistida”, que vai abordar o direito à maternidade e paternidade das pessoas vivendo com HIV-Aids. O foco será as medidas preventivas que podem evitar a transmissão do vírus para o bebê. Ministrada pela médica infectologista Daniela Otília Rabenschlag Pellegrino, a palestra será realizada das 10 às 12 horas.

Concomitantemente, das 8 às 13 horas, as usuárias do CTA e a população poderão participar da sessão de cuidados com a pele e maquiagem, que será ofertada por uma consultora da Mary Kay. Uma oficina de preservativos com o tema “É possível ser protagonista desta escolha?” acontece das 9 às 12 horas. Na sequência, das 12 às 13 horas, será a hora do chamado “Momento Doce”, uma homenagem a todas as mães do CTA, Serviço de Atendimento Especializado em DST-Aids (SAE Carlos Cruz) e do SAE Pediátrico.

Ainda integram a programação do dia a sessão de cinema com pipoca no CTA, às 13 horas, a palestra Nutrição e Saúde, das 13 às 15 horas, e a oferta do teste rápido para a detecção da sífilis e do HIV, que estará à disposição dos interessados das 8 às 16 horas. A sífilis é uma doença infecciosa que pode ser transmitida por meio de relações sexuais sem preservativos, transfusão de sangue e da mãe para o bebê, durante a gestação e o parto (sífilis congênita). Quando não identificada e tratada, pode provocar cegueira, paralisia, doenças neurológicas e problemas no coração.

Via: Prefeitura de Guarulhos