Saúde na Escola examinará cerca de 60 mil estudantes em Guarulhos

286
Saúde na Escola examinará cerca de 60 mil estudantes em Guarulhos

Dentro da chamada Semana de Mobilização Nacional, cujo tema é a prevenção da obesidade, Guarulhos deu início nesta segunda-feira (5) às ações do Programa Saúde na Escola. A meta é examinar cerca de 60 mil estudantes das escolas públicas do município, bem como realizar atividades de promoção à saúde para mais de 100 mil alunos até o final do ano.

A iniciativa, que já era desenvolvida na cidade desde 2006 pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Educação, agora será pactuada com o Ministério da Saúde. O termo de compromisso com a estipulação das metas do programa será assinado em solenidade no CEU Presidente Dutra, às 8h30, da próxima sexta-feira (9), com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Saúde na Escola prevê a avaliação antropométrica (checagem de peso e altura), de acuidade visual e auditiva, exame bucal, nutricional e psicológico, bem como ações de promoção à saúde para crianças e jovens matriculados na educação infantil, ensino fundamental e médio. O objetivo é estimular a co-responsabilidade da comunidade nas iniciativas de autopromoção da saúde para a melhoria da qualidade de vida, bem-estar físico, mental e social, além de identificar e prevenir doenças.

Nesta Semana de Mobilização Nacional, que se estende até sexta-feira (9), quando todo o país estará empenhado na prevenção da obesidade, as ações do Programa estarão focadas na avaliação antropométrica dos estudantes e na realização de palestras sobre alimentação saudável. A iniciativa conta com o envolvimento dos profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde do município, incluindo médicos, enfermeiros, dentistas e nutricionistas.

Via: Prefeitura de Guarulhos